Na escavação do metrô, restos de uma imensa mansão romana

É um achado espetacular: a residência tem 14 quartos e em quase perfeito estado de conservação

quinta 8 março, 2018
A grande descoberta
A grande descoberta Foto:Reprodução / Soprintendenza Speciale di Roma

Escavações realizadas na obra da estação Amba Aradam, linha C do metrô de Roma, na Itália, learam a um achado espetacular. Elas revelaram os restos de uma domus — uma mansão para os ricos. Luxuosamente decorada, acreditam os arqueólogos ter pertencido a um comandante militar romano.

Detalhes diversosSoprintendenza Speciale di Roma

A casa foi encontrada 12 metros abaixo da superfície.  "A decoração estava sobretudo intacta tanto os pisos em mosaico, como as paredes decoradas com afrescos", diz Simona Morretta, arqueóloga responsável pelas escavações.

Veja mais

Mosaico no chão da ruínaSoprintendenza Speciale di Roma

Em 2016, os arqueólogos haviam encontrado um quartel militar do século II, no mesmo local. "Mesmo após a descoberta do complexo militar, não imaginávamos encontrar uma casa com um pátio central, uma fonte e pelo menos 14 quartos."

Detalhes diversosSoprintendenza Speciale di Roma

O nivelamento dos muros da domus e a sujeira encontrada nos dormitórios, sugerem que o local foi enterrado propositalmente durante o século II, pouco antes do imperador romano Aureliano construir a Muralha Aureliana, um novo conjunto de fortificações.

Arqueólogos trabalhandoSoprintendenza Speciale di Roma

Até a conclusão das obras, a domus será removida do local e preservada em compartimentos especiais. Mais tarde, será devolvida ao local para ser incorporada à estação do metrô, com inauguração prevista para 2022. Na esperança de realizar mais descobertas, os arqueólogos irão escavar mais 4 metros do local. 

Thiago Lincolins


Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

Mais Lidas

  1. 1 Crianças que nasceram como resultado do horrível programa Há 82 anos, nazistas começavam seu repugnante programa de ...
  2. 2 Os quatro milênios da Babilônia
  3. 3 Uma tempestade chamada Pagu
  4. 4 Inquisição: A fé e fogo
  5. 5 Marginália: As alucinadas ilustrações dos livros medievais