Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte rupestre

Arte rupestre de 51 mil anos é considerada a obra de arte mais antiga do mundo

Descoberta em ilha da Indonésia, pintura feita com pigmento da cor vermelha representa grande javali interagindo com três figuras humanas

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 03/07/2024, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arte rupestre encontrada na Indonésia - Divulgação/Universidade Griffith
Arte rupestre encontrada na Indonésia - Divulgação/Universidade Griffith

Na ilha indonésia de Sulawesi, pesquisadores encontraram uma pintura rupestre de um grande javali interagindo com três figuras humanas. A representação pode ser a obra de arte mais antiga do mundo, datada de 51 mil anos

+ Mais de uma centena de pinturas rupestres do Neolítico são encontradas na França

Esta é a evidência mais antiga de uma narração de história", disse Maxime Aubert, arqueólogo da Universidade Griffith, na Austrália, em entrevista à AFP.

Aubert fez parte da equipe que, em 2019, anunciou a descoberta de uma pintura que representava uma cena de caça em outra caverna da região. Até então, esse registro era o mais antigo da história, estimado em cerca de 44 mil anos. 

Arte mais antiga

A descoberta mais recente, que foi datada usando uma nova técnica de laser, marca "a primeira vez que ultrapassamos a barreira dos 50.000 anos", celebrou Aubert, coautor de um novo estudo publicado na Nature nesta quarta-feira, 3.

O fato de os primeiros humanos terem sido capazes de contar uma história tão "sofisticada" por meio da arte pode reescrever nossa compreensão da evolução cognitiva humana, acrescentou o pesquisador.

Nossa descoberta sugere que a narrativa era uma parte muito mais antiga da história humana do que se pensava anteriormente", disse o arqueólogo Adam Brumm, co-autor do estudo, em coletiva de imprensa. 

"A narração de história é uma parte extremamente importante da evolução humana e possivelmente até ajuda a explicar nosso sucesso como espécie. Mas encontrar evidências disso na arte, especialmente na arte rupestre muito antiga, é excepcionalmente raro", completou.