Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Titanic

Titanic: James Cameron seguiu regra inusitada ao contratar figurantes

Um dos maiores sucessos da história de Hollywood, Titanic é marcado por diferentes fatos curiosos, envolvendo até os figurantes

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 03/07/2024, às 21h00 - Atualizado em 05/07/2024, às 19h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bastidores do filme Titanic - Divulgação
Bastidores do filme Titanic - Divulgação

Quarta maior bilheteria da história do cinema, "Titanic", clássico dirigido por James Cameron, ainda fascina diferentes idades. Misturando ficção com a história real do navio que naufragou ao colidir com um iceberg em 1914, o filme mergulha na saga fictícia de Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet). 

Cameron, que visitou os destroços do histórico navio em diferentes momentos, foi responsável por um dos maiores filmes de Hollywood. 

"Eu fiz 'Titanic' porque eu queria mergulhar até os destroços, não porque eu particularmente queria fazer o filme", afirmou ele à Playboy em 1999. "Quando eu soube que uns caras tinham mergulhado até o Titanic para fazer um filme para Imax, eu disse: 'Vou fazer um filme de Hollywood para pagar uma expedição e fazer a mesma coisa'", explicou o diretor.

Curiosidades

Com quase 30 anos de história, o longa-metragem é marcado por fatos curiosos.  Durante as gravações, por exemplo, o elenco foi parar no hospital após tomar uma sopa adulterada.

Outro fato sobre os bastidores é que, anos depois, James Cameron alterou uma cena melancólica do filme após ser alertado por um astrofísico americano.

Até mesmo os figurantes escolhidos para o filme carregam uma história intrigante. No ano passado, ao LA Times, o diretor explicou como economizou dinheiro ao contratar os atores 'de apoio'.

Para "Titanic" apenas figurantes 'de baixa estatura' foram escolhidos. Se engana quem imagina que a escolha foi motivada por um capricho do vencedor do Oscar.

Cena do filme Titanic - Divulgação

Só escalamos figurantes baixos para fazer nosso set parecer maior", afirmou Cameron. "Não escalamos figurantes com mais de 1,7 m de altura. É como se tivéssemos um milhão de dólares extras com o elenco".

Economia

Além disso, uma única versão do navio foi construída. Como resultado, como muitos já imaginavam, o naufrágio trágico ficou para o final das gravações.

"A coisa mais inteligente que fizemos foi afundar no final. Não foi por causa de estratégia, foi simplesmente porque a última coisa que você faz é afundar o set, caso contrário, não parece tão bom no dia seguinte", afirmou ele.