Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Artefatos da Primeira Guerra são encontrados na França

Arqueólogos descobriram os escombros de instalações autônomas e encontraram uma série de artefatos do período; veja as imagens!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 23/05/2024, às 11h47 - Atualizado às 20h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Par de sapatos - Emmanuelle Collado/Inrap
Par de sapatos - Emmanuelle Collado/Inrap

Na França, uma equipe de arqueólogos descobriu recentemente os restos de um hospital americano que remete a Primeira Guerra Mundial. Em um comunicado à imprensa, o Instituto Nacional de Investigação Arqueológica Preventiva (INRAP) explicou que o campo foi encontrado em Gagnerie du Tertre, localizado na cidade de Savenay, em Pays de la Loire, no noroeste do país.

O hospital, que está reduzido a escombros, foi construído para que os norte-americanos não precisassem depender das instalações médicas francesas, apontou o comunicado, segundo repercutido pelo NY Post. 

+ Sino de navio americano naufragado na Primeira Guerra é achado na Inglaterra

"Conectadas por ambulâncias e trens médicos, várias centenas de estruturas hospitalares [estavam] sendo construídas em todo o país, desde simples hospitais de campanha até vastas [estruturas capazes] de acomodar até 25 mil feridos e doentes [pessoas]", explicou o INRAP.

Os hospitais foram organizados em regiões estratégicas perto dos portos de Nantes e Saint-Nazaire, uma forma de facilitar a ligação com as principais linhas ferroviárias francesas. Os primeiros soldados norte-americanos chegaram à França em meados de 1917.

As descobertas

As fotos publicadas pelo INRAP mostram alguns dos achados feito pelos arqueólogos, como frascos médicos, pentes, botões, um cachimbo, um grampo médico, uma navalha, uma caixa de relógio e vários copos, além de um par de sapatos.

Grampo Médico - Emmanuelle Collado/Inrap
Cachimbo - Emmanuelle Collado/Inrap
Sítio sendo escavado - Antoine Le Boulaire / Inrap

O sítio arqueológico foi dividido em duas partes: uma área cercada construída para proteger o hospital, e outra era composta por 20 "lixões" que continham resíduos de construção e artefatos. Os pesquisadores também descobriram provas de uma rede de tubulações de água que fornecia água limpa.

Segundo o INRAP, esses complexos hospitalares eram "verdadeiras cidades autônomas", visto que haviam desenvolvido redes de esgotos próprias e até tinha seu serviço ferroviário particular.