Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Pintura

A mãe que notou semelhanças entre o filho e uma pintura antiga

No ano passado, família Stevenson descobriu uma pitura, feita por artista morto em 1919, com uma modelo muito semelhante ao filho de 8 anos

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 17/06/2024, às 18h00 - Atualizado em 25/06/2024, às 18h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quadro de Carl Larsson e foto de Barney - Arquivo pessoal
Quadro de Carl Larsson e foto de Barney - Arquivo pessoal

As férias pareciam normais para a família Stevenson. Em 2023, Jenny e seu marido, Jethro, estavam junto aos filhos Dita (de 14 anos), Morty (11), e Barney (8) em um passeio de esqui nas montanhas da Suécia. Este era o primeiro passeio da família britânica pela região do país em que eles moravam há apenas dois anos.

Tudo foi muito divertido e inesquecível, como as coisas tem de ser, contudo, a viagem mudou por completo quando eles se hospedaram em um Airbnb no interior. Aquela casa guardava um objeto que, de fato, mexeu com os Stevenson

+ Na França, família descobre em sua casa quadro do século 18 estimado em 13 milhões de reais

Apenas uma noite

A viagem havia sido ótima, muito além do planejado. Mas o cansaço logo tomou conta das crianças. "Nossos filhos estavam começando a discutir no banco de trás, então encontrei uma pequena cabana para passarmos a noite", explicou Jenny Stevenson ao Today no ano passado.

Quando chegaram no local, a família, que mora na Suécia, logo se desfez das malas e começou a explorar a casa. O imóvel era velho, coberto com um papel de parede floral antigo. Nada que enchesse os olhos. Mas para pernoitar estava ótimo. 

O jantar revelador

Quando os Stevenson estavam reunidos para jantar, perceberam que na parede da casa havia a pintura "Flowers In The Meadow" do artista sueco Carl Larsson, falecido em 1919

+ A americana que se reconheceu em quadro feito por piloto da Segunda Guerra

Nascido em 1853, Larsson é um dos mais importantes pintores suecos do século 19 que fizeram parte do realismo. Carl se tornou famoso por suas aquarelas que retratavam a vida simples familiar no campo e os interiores de sua casa na pequena aldeia de Sundborn. 

Minha filha disse: 'Mãe, eles têm um retrato do Barney na parede!'", disse Jenny sobre o quadro pintado por Larsson.

Quando observaram com mais atenção, todos concordaram que a garotinha da pintura tinha semelhanças com o pequeno Barney — como se a menina retratada fosse sua irmã gêmea. 

"Aquela expressão que ela está fazendo na pintura, Barney faz essa cara o tempo todo", disse Jenny, ainda ao Today. "Eu peço para ele sorrir para uma foto e ele fica com um olhar muito intenso e sério".

A descoberta foi compartilhada pela matriarca em suas redes sociais, que mostrou uma foto de Barney lado a lado com a pintura. As semelhanças entre os dois gerou um estardalhaço no X, antigo Twitter, de Jenny

Registro do quadro (à esqu.) e foto da criança (à dir.)

"Acabei de chegar ao nosso B&B rural isolado e encontrei uma pintura de nosso filho mais novo retratado como uma menina", escreveu a mulher na publicação. "Não há absolutamente nenhum precedente aterrorizante para isso, então provavelmente está tudo bem".

Nos comentários do post, um usuário sobrepôs as duas imagens, evidenciando ainda mais que os rostos são praticamente idênticos. O que deixou a situação ainda mais impressionante. "É tarde demais para encontrar outro lugar para ficar…?", um deles brincou. 

Apesar do fato inusitado, Jenny tratou a situação com muito bom-humor: "Somos pessoas de raciocínio lógico, então achamos engraçado", disse. 

"Embora eu tenha pensado em usar a fechadura da porta externa do quarto, no entanto", brincou ela. "Só no caso de Barney ficar possuído durante a noite!".