Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Assentamentos fortificados e com templos ao ar livre são descobertos na Turquia

Arqueólogos da Turquia descobriram assentamentos fortificados da Idade do Ferro com estilo até então desconhecido; confira!

Éric Moreira Publicado em 27/03/2024, às 11h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antigos assentamentos descobertos na Turquia - Divulgação/IHA
Antigos assentamentos descobertos na Turquia - Divulgação/IHA

Recentemente, arqueólogos da Universidade Yozgat Bozok e da Universidade Bolu Abant İzzet Baysal, da Turquia, descobriram na província de Tunceli um conjunto de assentamentos fortificados da Idade do Ferro, com um estilo de templos até então nunca visto na região.

Os resultados da escavação foram publicados no Jornal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Pamukkale, e são parte do projeto 'Idade do Ferro e Idade Helenística Tunceli Survey'. Este, por sua vez, é um estudo que pesquisa a região desde 2016, documentando sítios de importância arqueológica.

+ A história do pão de 8.600 anos encontrado na Turquia

Denominados "Masumu-Pak" e "Aşağı Harik", os assentamentos se encontram na parte oriental da fronteira provincial de Tuncelo. A primeira é caracterizada por vestígios de uma ocupação da Idade do Ferro, e a segunda conta com estruturas da Idade do Ferro e também medievais.

Templo desconhecido

Em ambos os assentamentos, porém, chama a atenção o fato de existir um novo tipo de templo ao ar livre, com características arquitetônicas semelhantes. Cada um desses templos conta com um espaço de oração ao ar livre, junto ao que se parecem altares esculpidos na rocha adjacentes a uma plataforma elevada.

+ Göbekli Tepe: A fascinante geometria no mais antigo templo do mundo

Destaca-se no estudo também que os templos foram ambos construídos em algum momento do século 7, quando a região era governada pelo reino Urartu, uma cultura centrada em torno do Lago Van, das Terras Altas da Armênia. Este reino se estendia desde a margem oriental do rio Eufrates até a ocidental do Lado Urmia, no norte do Iraque.

+ Mosaicos romanos com criaturas marinhas são descobertos na Turquia

Agora, os investigadores acreditam que os templos teriam servido para a veneração de divindades regionais, com um dos assentamentos relacionados a qualidades curativas, segundo o Heritage Daily.