Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arqueologia

Göbekli Tepe: A fascinante geometria no mais antigo templo do mundo

O Göbekli Tepe, localizado na Turquia, surpreende por toda sua complexidade geométrica

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 11/12/2022, às 11h00 - Atualizado em 14/12/2022, às 11h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do Göbekli Tepe, o templo mais antigo já descoberto - Getty Images
Fotografia do Göbekli Tepe, o templo mais antigo já descoberto - Getty Images

Göbekli Tepe é o nome dado ao topo de uma colina, localizada na Turquia, onde se encontra um impressionante sítio arqueológico, que recebeu o mesmo nome. Porém, o local intriga pesquisadores desde sua descoberta, em 1994, por dois motivos: lá foi encontrado um templo, que depois determinou-se ser o mais antigo descoberto no mundo, e a geometria de toda a arquitetura do lugar apresenta uma complexidade impressionante, fascinando os mais apaixonados por História.

De acordo com informações da BBC, o sítio arqueológico foi construído há cerca de 11,5 mil anos, pertencendo ainda ao período neolítico — sendo o último da chamada Idade da Pedra — milênios antes até mesmo das tão importantes pirâmides do Egito.

Sua descoberta foi feita pelo professor alemão Klaus Schmidt, que acreditava inclusive que a construção de todo o templo foi gradual, tendo sido erguido em partes, ao longo do tempo, por diferentes populações.

Göbekli Tepe
Göbekli Tepe / Crédito: Getty Images

Complexidade geométrica arquitetônica

Apesar de ser extremamente antigo, e ter sido construído por humanos de um período muito anterior, historicamente, dos mais antigos estudos de arquitetura conhecidos, a construção possui uma complexidade muito incomum, se considerar o quão antiga é. Ela é formada por grandes blocos de pedra, organizados em círculos e pontuados por grandes pilares de cerca de 5,5 metros, adornados com esculturas e gravuras de animais selvagens.

E tudo isso por si só já brilhava muito os olhos dos arqueólogos que ali faziam pesquisas, pois era impressionante tudo que foi ali construído mesmo se tratando de um grupo — ou grupos — tão antigo. Porém, o cientista Gil Haklay, da Autoridade de Antiguidades de Israel, e o professor Avi Gopher, do Departamento de Arqueologia e Civilizações Antigas do Oriente Próximo da Universidade de Tel Aviv, apontam que todos os monumentos ali eram pensados em formar uma só estrutura, ou seja, havia, de fato, planejamento.

Fazendo uso de um algoritmo capaz de identificar e investigar padrões em desenhos arquitetônicos, os pesquisadores perceberam que todas as construções ali existentes formavam, curiosamente, um triângulo equilátero quase perfeito. Ou seja, possivelmente havia um padrão geométrico proposital no projeto, que determinava a posição e organização de cada megalito ali colocado. Confira aqui o trabalho na íntegra publicado na Cambridge Archaeological Journal.

Megalitos em antigo templo do fim da Idade da Pedra
Megalitos em antigo templo do fim da Idade da Pedra / Crédito: Getty Images

Göbekli Tepe é uma maravilha arqueológica [...] sua complexidade arquitetônica é bastante incomum [para a época]", conta o professor Gopher em comunicado. "A pesquisa abre portas para novas interpretações sobre esse sítio arqueológico."

Sociedade da época

Até o antigo templo ter sido descoberto, acreditava-se que as sociedades do neolítico não possuíam domínio sobre a geometria e outras técnicas de arquitetura para planejamento dos espaços. 

Isso porque tais capacidades teriam surgido somente um pouco posteriormente, com o início da fixação dos antigos caçadores-coletores, que passariam a se tornar agricultores-produtores, aproximadamente mil anos depois. Ou seja, a descoberta é fascinante.

"Esse caso de planejamento arquitetônico mais cedo que se antecipava pode servir como exemplo de mudanças culturais que ocorreram durante as primeiras fases do período neolítico", analisa Gil Haklay. "Nossa pesquisa indica que os métodos e padrões de organização do espaço já vinham sendo utilizados desde esse período."