Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Sistema planetário

Astrônomos encontram sistema composto por seis planetas

A descoberta do sistema foi registrada na revista Nature no último dia 29, embora seus primeiros indícios tenham sido identificados em 2020

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 30/11/2023, às 14h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Geometria orbital do sistema com a estrela HD110067 - Divulgação/Thibaut Roger/NCCR PlanetS
Geometria orbital do sistema com a estrela HD110067 - Divulgação/Thibaut Roger/NCCR PlanetS

Utilizando o satélite Characterising ExOPlanet (Cheops) da Agência Espacial Europeia (ESA), cientistas confirmaram a existência de um intrigante sistema composto por seis planetas. Esses corpos celestes orbitam de forma sincronizada em torno da estrela HD110067, situada a cerca de 100 anos-luz de distância, na constelação Coma Berenices.

A descoberta, registrada na revista Nature em 29 de novembro, teve seus primeiros indícios identificados em 2020 pelo Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito da Nasa (TESS), que detectou quedas na luminosidade da estrela, indicando a passagem de planetas diante dela. As informações são do portal Galileu.

Análises

Um estudo inicial sugeriu a presença de dois planetas, mas dois anos depois, uma reanálise descartou a interpretação original. A utilização do Cheops posteriormente confirmou a existência de seis planetas, revelando que três deles estão em ressonância orbital, um fenômeno raro na mecânica celeste.

O sistema da estrela HD110067 é considerado o mais brilhante conhecido com quatro ou mais planetas, todos de tamanho sub-Netuno, tornando-os candidatos ideais para estudos atmosféricos futuros com o Telescópio Espacial James Webb e os telescópios Ariel e Plato da ESA.