Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Astrônomos localizam ao menos 70 planetas vagando pela Via Láctea

Desprendidos de uma estrela principal como o Sol, eles foram registrados em imagem telescópica

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Isabela Barreiros Publicado em 23/12/2021, às 10h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem analisa movimentação de planetas na Via Lactea - Divulgação/Núria Miret-Roig et al.
Imagem analisa movimentação de planetas na Via Lactea - Divulgação/Núria Miret-Roig et al.

Conhecidos na astronomia como "planetas errantes", uma série de planetas que não orbitam uma única estrela, como a Terra faz em torno do Sol, foram localizados vagando pela Via Láctea por conta própria. Em estimativa dos pesquisadores que observaram os astros, ao menos 70 desses foram registrados em novo estudo.

Os planetas foram notados através de telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO). A análise da movimentação e por onde circulam os grupos de planetas errantes foram reunidos em publicação na revista científica Nature Astronomy na última quarta-feira, 22, sendo inclusive registrados em imagens pelas câmeras fotossensíveis dos equipamentos.

O registro visual também chama atenção por serem planetas "recém-formados", mantendo-se quentes e brilhantes, apesar de nascidos há milhões de anos. Caso fossem velhos o suficiente para esfriarem e se tornarem habitáveis, seriam mais difíceis de serem clicados, visto que não possuem uma estrela principal para os iluminarem.

Contudo, pelo tamanho dos objetos luminosos, os pesquisadores comparam o tamanho dos planetas com Júpiter, maior planeta do Sistema Solar. Tal conclusão de proporção foi obtida através de dados registrados nos telescópios Very Large Telescope (VLT), o LT Survey Telescope (VST) e o MPG / ESO nos últimos 20 anos.

+Confira o estudo completo da descoberta clicando aqui