Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Monet

Ativistas jogam purê de batata em quadro de Monet em exposição na Alemanha

Depois de sopa de tomate em Van Gogh, foi a vez de Monet ser alvo de manifestantes

Redação Publicado em 24/10/2022, às 07h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ativistas jogam purê de batata em quadro de Monet - Divulgação / Redes sociais
Ativistas jogam purê de batata em quadro de Monet - Divulgação / Redes sociais

Dias após os Girassóis de Van Goghterem sido atacados com sopa de tomate na National Gallery de Londres, ativistas do grupo alemão Letzte Generation (Última Geração) atiraram purê de batata em um quadro de Claude Monet, durante exposição realizada no Museu Barberini, em Potsdam. O episódio foi registrado e postado nas redes sociais.

Participaram do protesto um homem e uma mulher, identificados apenas como Benjamin e Mirjam e que foram detidos pela polícia alemã logo após o ocorrido, conforme informou o portal de notícias UOL.

A pintura alvo dos manifestantes, a qual faz parte da série "Les Meules" (Palheiros, 1889-1891), foi atacada mesmo com a presença de seguranças no local.

Motivação do protesto

Assim como no caso ocorrido no Reino Unido, os ativistas colaram suas mãos na parede logo após jogarem alimento na obra de arte. Conforme declarou o próprio grupo, a ação foi um protesto contra a inação política diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

"Estamos em uma catástrofe climática", declarou uma ativista aos visitantes do museu. "Tudo que você tem medo é de sopa de tomate ou purê de batatas em uma pintura. Você sabe do que eu tenho medo? De quando a ciência diz que não poderemos alimentar nossas famílias até 2050".

De acordo com a fonte, a porta-voz do museu, Carolin Stranz, afirmou, mais tarde, que a pintura estava protegida por vidro e que, por esse motivo, o quadro não sofreu danos.