Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Harry Potter

Ator de ‘Harry Potter’ critica falas transfóbicas de JK Rowling: ‘Direito de escolher’

Em entrevista, Harry Melling reagiu aos comentários preconceituosos postados pela autora em 2020

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 03/01/2023, às 18h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Harry Melling como Duda Dursley, em 'Harry Potter' - Divulgação / Warner Bros Pictures
Harry Melling como Duda Dursley, em 'Harry Potter' - Divulgação / Warner Bros Pictures

O ator Harry Melling, 33, que atuou na franquia ‘Harry Potter’, vivendo o primo do protagonista, Duda Dursley, compartilhou como se sente sobre as visões polêmicas da escritoraJK Rowlingacerca de questões de gêneros. O ator foi convidado pelo The Independent para dar uma entrevista comentando o caso.

Ele disse que, apesar de não se identificar como “porta-voz correto” para falar do assunto, ele acha que a questão é “muito simples”.

Só posso falar por mim, e o que sinto, para mim, é muito simples, que é que mulheres transgêneros são mulheres e homens transgêneros são homens. Cada pessoa tem o direito de escolher quem é e se identificar como o que é fiéis a si mesmos", disse.

Melling também falou acerca do poder de escolha de cada um: "Não quero entrar no debate de apontar o dedo e dizer: 'Está certo, está errado', porque não acho que sou o porta-voz correto para isso", acrescentou. "Mas acredito que todos têm o direito de escolher”.

Críticas à autora

Em junho de 2020, Rowling, 57, foi criticada quando pareceu apoiar ideais anti-transgêneros em uma série de tweets. Ela ainda reforçou seus pontos de vista controversos em um ensaio compartilhado em seu site alguns dias depois, segundo o portal People.

O trio protagonista dos filmes, Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, se posicionou contra os comentários da autora. Na época, Radcliffe escreveu, em ensaio para o The Trevor Project, que “qualquer declaração em contrário apaga a identidade e a dignidade das pessoas transgênero e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência neste assunto do que JK ou eu”.