Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bizarro

Australianos fazem campanha para 'caçador de crocodilos' tomar lugar de Elizabeth II em cédulas

Steve Irwin tornou-se mundialmente famoso por dominar crocodilos em programas de televisão, falecendo precocemente em 2006

Wallacy Ferrari Publicado em 10/09/2022, às 14h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de Steve Irwin com cédula contendo rosto de Elizabeth II - Reserve Bank of Australia / Getty Images
Montagem de Steve Irwin com cédula contendo rosto de Elizabeth II - Reserve Bank of Australia / Getty Images

O falecimento da rainha Elizabeth II aos 96 anos, após 70 anos de um notório reinado à frente da Família Real Britânica, mobiliza as nações ligadas ao Reino Unido, seja pela colonização quanto pelas diplomacias.

Contudo, na Austrália, uma representação da rainha está dando o que falar pela possibilidade de substituição. O Banco Central da Austrália produz cédulas com o rosto da monarca e, em decorrência de seu óbito, deverá começar a produzir notas contendo o herdeiro do trono máximo, agora rei Charles III.

Apesar de protocolar, a medida não foi bem aceita por parte da comunidade australiana, que iniciou um movimento nas redes sociais para dar o espaço para outra figura de relevância internacional, como informou o jornal Extra.

Steve Irwin, o australiano que se tornou mundialmente conhecido no início do século 21 como o "caçador de crocodilos" em produções do Discovery Channel, é solicitado nas principais redes para substituir o novo monarca nas cédulas, sendo um símbolo do país.

Apesar da mobilização, não há nenhuma previsão de que o Banco Central da Austrália deverá dar tal abertura para representar Steve nas notas ou, ao menos, deixar Charles de fora das notas de 5 dólares australianos.

Relembre a trajetória de Steve Irwin

Steve Irwin fez sucesso mundial e impressionou milhares de telespectadores com suas arriscadas aventuras na selva encarando, examinando e até tendo contato físico com diversos animais selvagens. Filho do criador do principal zoológico da Austrália, seus conhecimentos e carisma ao explicar com simplicidade como agia os bichos alavancava a audiência do Discovery Channel no final dos anos 1990.

Steve Irwin em uma de suas apresentações arriscadas no Australian Zoo / Créditos: Wikimedia Commons

No início dos anos 2000, como um projeto de expansão dos canais, o Discovery Kids integrava o ambientalista em seu elenco para realizar programas de aventuras animais com toda sua família, incluindo sua esposa Terri, que trabalhava no Australian Zoo, e seus dois filhos, Robert e Bindi, que participavam do programa de maneira a interagir com os animais.

Em ambos os canais, Irwin realizou centenas de gravações com bichos de todos os tipos, e se tornou presença frequente em programas de entrevistas, levando sempre animais para os apresentadores acariciarem. Porém, seu animal mais frequente era o crocodilo. Assim, Steve ficou conhecido como “o caçador de crocodilos”.

Sempre agindo de maneira pacífica, o ambientalista era o contrário do apelido; não apoiava a caça e tinha uma organização de defesa dos animais. Os bichos, por sua vez, não recebiam Steve tão bem, com um histórico de vários ataques, sendo muitos deles televisionados. Em 4 de setembro de 2006 ocorreu o último ataque, sendo este letal, por uma raia venenosa que o perfurou no pulmão e coração.