Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Banco Central anuncia nova tiragem da moeda comemorativa da Constituição de 1824

Após a grande procura do primeiro lote, que esgotou no último mês de abril, uma nova remessa será colocada à venda nesta semana

A moeda comemorativa da primeira Constituição do Brasil - Divulgação/Banco Central
A moeda comemorativa da primeira Constituição do Brasil - Divulgação/Banco Central

Nesta sexta-feira, 24, o Banco Central irá liberar o segundo lote da moeda de cinco reais comemorativa em homenagem aos 200 anos da primeira Constituição do Brasil, outorgada em 1824 pelo Imperador D. Pedro I. A segunda tiragem conta com quatro mil unidades. 

A nova tiragem foi impulsionada pela grande procura da primeira remessa, cujas três mil unidades esgotaram em abril. Os exemplares poderão ser comprados no site Clube da Medalha, segundo o G1. 

Em uma das faces, a moeda exibe a imagem do manuscrito original da primeira Constituição do país, outorgada pelo imperador D. Pedro I. Também podem ser avistadas as seguintes inscrições: “Primeira Constituição”, “Poder Legislativo”, “200 Anos” e “1824-2024”.

Na outra face, a moeda exibe uma representação do Palácio do Congresso Nacional, localizado em Brasília. Ao fundo, ilustrações de dois círculos simbolizam os plenários da Câmara e do Senado. Também estão gravadas as seguintes inscrições: “BRASIL”, “2024” e “5 REAIS”.

Homenagem

Rodrigo Alves Teixeira, diretor de Administração do Banco Central, destacou que o lançamento da moeda representa uma contribuição da autoridade monetária para garantir que a lembrança da primeira Constituição se "torne perene na memória da nação brasileira".

O Banco Central está lançando hoje uma moeda comemorativa, homenageando, ao mesmo tempo, as duas câmaras do Poder Legislativo e o texto legal que os deu origem. Presente e passado se encontram nessa moeda, que, de um lado, mostra o Palácio do Congresso Nacional, símbolo do Poder Legislativo; e, de outro, o livro aberto da primeira Constituição, com a pena, como foi escrito 200 anos atrás", afirmou.

É importante relembrar que Constituição brasileira foi outorgada por D. Pedro I em 25 de março de 1824, menos de dois anos após a proclamação da Independência do Brasil. Esta constituição permaneceu em vigor por 65 anos, sendo a mais duradoura da história do país até hoje.

O texto inaugural estabeleceu uma monarquia constitucional hereditária no Brasil e introduziu, pela primeira vez, o conceito de um Poder Legislativo bicameral, com a previsão da existência da Câmara dos Deputados e do Senado, além dos três poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo).

Além disso, a Constituição de 1824 também deu origem ao Supremo Tribunal de Justiça, que hoje é conhecido como Supremo Tribunal Federal (STF).