Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Barco viking de 20 metros de comprimento é descoberto na Noruega

O navio viking tem cerca de 1200 anos e foi encontrado em região que se imaginava vazia

Eduardo Lima, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 26/04/2023, às 14h23 - Atualizado em 30/04/2023, às 13h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação artística do sepultamento no navio Storhaug, em 779, que se parece com o novo encontrado - Eva Gjerde/Museu de Arqueologia da Universidade de Stavanger
Representação artística do sepultamento no navio Storhaug, em 779, que se parece com o novo encontrado - Eva Gjerde/Museu de Arqueologia da Universidade de Stavanger

Grandes e famosos barcos vikings foram encontrados em escavações próximas ao túmulo de Salhushaugen, na cidade de Karmøy, no oeste da Noruega. O arqueólogo Haakon Shetelig, explorando a região em 1904, ficou decepcionado ao ver que a área de Salhushaugen não tinha mais nada de interessante para escavar. Porém, em 2022, uma nova expedição provou que o especialista só precisava ter cavado mais.

Em junho de 2022, arqueólogos utilizaram a tecnologia de geo radar para mapear o subsolo do local, descobrindo que debaixo de seus pés havia uma embarcação viking. Eles ainda não publicaram um estudo formal sobre o assunto, entretanto, o site Science Norway já confirmou que os dados obtidos pela tecnologia dão como certa a existência de um navio ali, onde décadas antes Shetelig não havia encontrado nada.

As frequências de rádio do dispositivo que identificou o barco debaixo da terra mostram que a estrutura tem 20 metros. Uma hipótese interessante sobre o navio é que ele consistiria em um navio de sepultamento, sendo enterrado junto de seu ocupante.

Agora, a cidade de Karmøy tem três embarcações vikings: o Storhaug, de 770, e o Grønhaug, de 780, e o novo encontrado em Salhushaugen por meio de georadar. Eles ajudam a elucidar que essa provavelmente foi a cidade onde viveram os primeiros reis vikings. Esses monarcas nórdicos foram enterrados nos três navios noruegueses de Karmøy, em barcos como o encontrado pelo estudo.

Novo barco

Ainda não foram feitas escavações na área do novo navio, mas, mesmo assim, os arqueólogos presumem que o artefato remonte ao fim dos anos 700. A equipe planeja uma escavação para coletar amostras e apurar a data do artefato com mais precisão. 

O arqueólogo Håkon Reiersen ainda acredita que existem outras estruturas a serem exploradas no monte de Salhushaugen, especialmente no platô da região.