Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasileiros em Gaza

Brasileiros que se encontravam em Gaza decolam do Cairo em direção ao Brasil

Aeronave presidencial com brasileiros deixou o Cairo na manhã desta segunda-feira, 13

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 13/11/2023, às 07h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brasileiros na aeronave que deixou o Cairo - Divulgação/FAB
Brasileiros na aeronave que deixou o Cairo - Divulgação/FAB

Trinta e dois brasileiros e seus familiares que saíram de Gaza no fim de semana estão em viagem para Brasília após decolarem do Egito. O voo coordenado pelo governo brasileiro partiu às 11:51 no horário local (6:51 de Brasília), com previsão de chegada ao Brasil às 23:30 de hoje.

Entretanto, apesar do término da saga de um mês, muitos ainda desejam retirar suas famílias do território palestino.

Quero trazer minha família ao Brasil. Não há outro plano”, disse Hasan Rabee, conhecido por seus vídeos sobre o cotidiano em Gaza, ao portal UOL.

O Itamaraty avalia pedidos, mas a incerteza persiste sobre a quantidade de interessados e uma nova oportunidade dada pelos israelenses para apresentar listas.

De volta ao Brasil

Ao atravessarem a fronteira para o Egito, os brasileiros foram conduzidos até a capital do país. Em Cairo, passaram a noite e, nesta manhã, embarcaram no voo da FAB que os aguardava.

Antes de alcançar o Brasil, a aeronave disponibilizada pela presidência fará escalas para reabastecimento em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e Recife. A previsão é de que o avião aterrisse em Brasília apenas na noite de segunda-feira. Como destaca o portal UOL, espera-se que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva os receba na base aérea, destacando a relevância política da operação.