Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Aviação

É possível viajar de graça com a FAB?

Força Aérea Brasileira tem programa de gratuidade para cidadãos civis; entenda como funciona!

Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/03/2023, às 21h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Simulação do avião C-99 da Força Aérea Brasileira (FAB) - Força Aérea Brasileira (FAB)/Alexandre Durão/Flickr
Simulação do avião C-99 da Força Aérea Brasileira (FAB) - Força Aérea Brasileira (FAB)/Alexandre Durão/Flickr

Na última semana, o ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, o ex-governador de São Paulo Márcio França, anunciou um programa chamado "Voa Brasil", que trabalharia em conjunto com redes de aviação e aeroportos para disponibilizar passagens por R$ 200 para servidores públicos, aposentados, pensionistas e estudantes ligados ao Fies.

O ministro recebeu um puxão de orelha bem público do presidente Lula (PT), na última terça-feira, 14. Ele disse que nenhum ministro deveria anunciar projetos antes de se consultar previamente com a Casa Civil, que hoje é chefiada por Rui Costa (PT), e muitos interpretaram a fala como uma referência ao projeto "Voa Brasil".

A possibilidade de passagens por um preço mais barato do que o normal, de R$ 200, rapidamente animou o público, que precisa encarar preços exorbitantes para viajar de avião, tanto no mercado doméstico quanto em voos internacionais. Imagine, então, qual seria a reação das pessoas se contássemos que é possível viajar de graça com a FAB, para diversos lugares do Brasil? Leia a matéria que vamos te explicar esse processo.

@rumo_aodistintivo Aperte o cinto e vamos comigo 😊🛫 #viajenspelobrasil#viajedegraca#viagemdegraça#forcaaereabrasileira#canfab♬ Sunroof - Nicky Youre & dazy

Correio Aéreo Nacional

Se você se inscrever no Correio Aéreo Nacional (CAN), é possível viajar em aeronaves da Força Aérea Brasileira de graça. Qualquer cidadão civil do Brasil pode participar desse sistema, que não apresenta custo ao usuário. A informação está disponível no site da FAB na seção 'Correio Aéreo Nacional', que também disponibiliza o contato das unidades disponíveis.

É possível sim, em território nacional, por meio de inscrição no Correio Aéreo Nacional (CAN) da localidade onde se deseja embarcar. Entretanto, a viagem está condicionada à disponibilidade de vagas e de aeronave com destino ao lugar requerido", explica o site.

Voar em um avião da FAB difere, claro, de voar em uma aeronave comercial. Não dá para escolher o dia ou o horário do voo usando o Correio Aéreo Nacional. Uma ficha é preenchida pelo cidadão, válida por um intervalo de 15 dias. Se, durante esse tempo, algum assento vago aparecer em um avião da Força Aérea Brasileira que vá para o lugar que o usuário pediu, quem preencheu a ficha é chamado para o voo.

Os voos da FABnão funcionam de maneira regular, como voos de companhias aéreas, então a utilização do benefício só é possível sem ter certeza do horário ou da data do voo que você vai pegar. "A viagem ocorre em aproveitamento de alguma missão previamente planejada e o embarque de passageiros não representa custo algum", destaca o site da Força Aérea Brasileira.

Como fazer?

Quem quiser participar do programa do Correio Aéreo Nacional deve ir a uma base do CAN, informar o destino pretendido e levar consigo documentos de identidade como o RG, o CPF e um comprovante de residência.

Para existirem voos na região, é preciso que missões militares da Força Aérea Brasileira estejam sendo realizadas na área. Agora, confira os lugares com um posto do Correio Aéreo Nacional, divididos por regiões do país:

  • Sul: Canoas (RS), Florianópolis (SC) e Santa Maria (RS);

  • Sudeste: Pirassununga (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP);

  • Centro-Oeste: Brasília (DF) e Campo Grande (MS);

  • Nordeste: Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA);

  • Norte: Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).