Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Seu cachorro consegue te entender? Veja o que estudiosos dizem

Pesquisadores americanos estudaram cães de várias raças e sexos para resolver essa questão

Alana Sousa Publicado em 25/02/2019, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seu melhor amigo consegue te enteder - Reprodução
Seu melhor amigo consegue te enteder - Reprodução

Se você sempre se perguntou se seu cachorro entende o que você diz ou faz, agora parece que estamos cada vez mais perto de chegar a essa resposta. Pesquisadores da Universidade Emory, nos Estados Unidos, analisaram o comportamento de 12 cães, machos e fêmeas para estudar a questão há muito tempo em aberto. O estudo foi publicado na revista Frontiers in Neuroscience.

O estudo, liderado pelo professor Gregory Berns, focou em analisar os cachorros ao invés do que os donos contavam sobre eles: “Pesquisas anteriores, de qualquer forma, sugerem que os cachorros confiam em muitos outros sinais para seguir o comando verbal, como olhares, gestos e até expressões emocionais de seus donos”, diz o professor.

Os cachorros que fizeram parte do estudo passaram meses sendo treinados por seus donos. Eles deviam aprender o nome dado a dois objetos: um brinquedo macio e outro duro. Então, as atividades cerebrais foram observadas por ressonância. Enquanto os donos pediam os brinquedos e também diziam outras palavras para observar a atenção do cachorro, os estudiosos analisavam a reação cerebral dos animais.

A análise mostrou que a região auditiva do cérebro dos cães ficou mais ativa quando os donos diziam coisas que não estavam relacionadas ao objeto, mostrando que os cachorros fazem um esforço constante para nos entender e agradar, sugere Berns.

“Basicamente, os cães querem agradar os seus donos, e talvez também receber elogios e comida”, conta Berns. Os cachorros confiam em muitos outros sinais para seguir o comando verbal, como olhares, gestos e até expressões emocionais de seus donos, escreve o autor.

Os pesquisadores puderam então afirmar que nossos cachorros conseguem, de uma forma mais rústica, nos entender.