Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cadeira

Cadeira dobrável milenar é encontrada em sepultura na Alemanha

A descoberta da cadeira raríssima empolgou os arqueólogos

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 15/09/2022, às 16h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da cadeira encontrada - Divulgação/  Bavarian State Office for Monument Protection (BLfD)
Fotografia da cadeira encontrada - Divulgação/ Bavarian State Office for Monument Protection (BLfD)

Um grupo de pesquisadores escavando um sítio arqueológico medieval em Baviera, um estado da Alemanha, descobriu uma cadeira de ferro dobrável dentro da sepultura de uma mulher que viveu no ano 600.

O cadáver, que possuía entre 30 e 40 anos, foi enterrado com uma série de artefatos de valor, como um colar de pérolas, um cinto decorado com broches e uma conta de vidro multicolorido, além de um osso de animal, provavelmente de uma vaca, que teria sido uma oferenda de carne. 

Embora seja muito cedo após a escavação para sabermos a identidade da mulher, já sabemos que ela era de alto status social, como evidenciado pelos bens funerários encontrados no local do enterro", afirmou Hubert Fehr, arqueólogo envolvido na pesquisa, em uma entrevista ao LiveScience. 

A presença da cadeira dobrável, vale destacar, é um dos indicadores desse status social elevado. Na Alemanha do passado, ela era usada como uma "insígnia de poder" por "bispos, padres, oficiais e outros". 

Surpreendentemente, a maioria dos enterros de cadeiras encontrados estão relacionados a sepulturas femininas, o que mostra que as mulheres também estavam ligadas a essa linguagem geral de símbolos relacionados a sinais de poder", explicou Fehr ainda. 

Planejamentos 

 A seguir, os especialistas pretendem fazer uma radiografia da cadeira dobrável de metal para entender quais foram as técnicas empregadas em sua construção. É possível, ainda, que ela tenha incluído couro e madeira no passado, e os materiais se deterioraram com o tempo. Se tudo correr como planejado, essa e outras perguntas serão respondidas pela próxima fase da pesquisa. 

Apenas 29 sepulturas com cadeiras foram encontradas na Europa até hoje, de forma que a investigação desse artefato tem grande relevância para a arqueologia.