Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Exposição

Casa Museu Eva Klabin exibirá 100 fascinantes peças do Egito Antigo

Exposição 'Eterno Egito' conta com 100 peças de diversas dinastias do antigo Egito, que datam desde 3000 a.C. até o século I d.C.

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 03/07/2024, às 14h38 - Atualizado às 19h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Peças presentes na exposição - Divulgação/Mario Grisolli e Marcio Brigatto
Peças presentes na exposição - Divulgação/Mario Grisolli e Marcio Brigatto

A Casa Museu Eva Klabin apresenta, em união inédita, a exposiçãoEterno Egito: A Imortalidade nas Coleções Viscondessa de Cavalcanti e Eva Klabin”.

Com curadoria de Helena Severo e Douglas Fasolato, a mostra exibirá 100 peças de diversas dinastias do antigo Egito, datando desde 3000 a.C. até o século I d.C.. A exposição, localizada na Av. Epitácio Pessoa, 2480, na Lagoa, Rio de Janeiro, estará aberta à visitação gratuita de quarta a domingo, das 14h às 18h, a partir deste sábado, 6. As coleções reúnem artefatos que refletem a crença egípcia na vida após a morte.

Na coleção da Viscondessa, que pertence ao Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora (MG), destacam-se uma estela policromada de Per-a-Iset, fragmentos de um rosto de ataúde masculino, figuras shabtis e um conjunto de amuletos funerários.

Já a coleção de Eva Klabin integra o acervo permanente da Casa Museu e inclui um rosto de esquife de madeira dourada com olhos incrustados de marfim e ébano da XVIII Dinastia, uma estela funerária de pedra que pertenceu a Thutmés e objetos votivos como um esquife para uma múmia de gato.

Mulheres colecionadoras

Apesar de separadas por cinquenta anos, a Viscondessa de Cavalcanti (1853-1946) e Eva Klabin (1903-1991) compartilham o interesse por artefatos do Egito Antigo, desenvolvendo suas coleções através de viagens internacionais, residências em diversos países e visitas a ateliês de artistas, antiquários renomados e casas de leilões.

A união de suas coleções nesta exposição permite refletir sobre o papel das mulheres no colecionismo brasileiro e oferece um olhar sobre as motivações e práticas envolvidas no ato de colecionar.