Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Casa na Flórida teria sido atingida por lixo da Estação Espacial

Do tamanho de um carro e pesando quase 3 toneladas, a bateria teria perdido ‘carona’ de espaçonave da Estação Espacial Internacional

Isabelly de Lima Publicado em 03/04/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pedaço de lixo espacial que atingiu casa - Reprodução / X / @Alejandro0tero
Pedaço de lixo espacial que atingiu casa - Reprodução / X / @Alejandro0tero

Um residente de Naples, situado na Flórida, relatou em suas redes sociais que sua residência foi atingida por um fragmento de detrito proveniente do espaço. Há fortes indícios de que este fragmento, com peso próximo a 1 kg, possa ser uma bateria que se desprendeu da Estação Espacial Internacional, perfurando o telhado da casa e atravessando dois andares.

O som do impacto foi capturado pelas câmeras de vigilância instaladas na propriedade. Alejandro Otero declarou nas redes que não estava presente em casa durante o incidente, mas seu filho estava lá e por pouco não foi atingido. O ruído do impacto foi registrado às 14h34, horário local, por uma câmera de segurança, poucos minutos depois do Comando Espacial dos EUA detectar a reentrada de um fragmento de detrito espacial da estação.

Naquela hora, o objeto estava em rota sobre o Golfo do México, em direção ao sudoeste da Flórida.

“Aguardo ansiosamente a comunicação das agências responsáveis, pois sua assistência é crucial para resolver os danos deste lançamento deliberado. Mas, mais importante ainda, é como no futuro organizar a carga útil para que ela queime completamente ao reentrar na atmosfera”, declarou Otero em suas postagens.

Impactos causados na residência por lixo espacial - Reprodução / X / @Alejandro0tero

O que dizem os especialistas?

Conforme Jonathan McDowell, um cientista especializado em mecânica orbital, explicou a um canal local de televisão, o fragmento provavelmente fazia parte das baterias da estação, que estavam acopladas a um pallet de carga destinado inicialmente a retornar à Terra de maneira controlada.

Contudo, devido a uma série de atrasos, a carga perdeu a oportunidade de ser transportada de volta, resultando em seu descarte em 2021 e posterior reentrada descontrolada na atmosfera, segundo o portal O Globo.

O incidente foi noticiado por uma emissora de televisão americana e, após ganhar destaque, Josh Finch, porta-voz da agência, informou ao Ars Technica que os engenheiros do Centro Espacial Kennedy irão analisar o objeto "o mais rápido possível" para determinar sua origem. "Mais informações serão disponibilizadas assim que a análise estiver concluída".

Segundo a NASA, a carga completa pesava mais de 2,6 toneladas métricas, com tamanho comparável ao de um automóvel. Esperava-se que, assim como outros equipamentos retornando do espaço, este fragmento se consumisse completamente durante a reentrada na atmosfera terrestre.