Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cemitério

Cemitério anglo-saxão é encontrado durante escavações

A descoberta se deu durante as escavações para instalação do Viking Link, um cabo de energia submarino que conecta o Reino Unido e a Dinamarca

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 09/01/2024, às 07h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns dos artefatos encontrados - Divulgação/Wessex Archaeology
Alguns dos artefatos encontrados - Divulgação/Wessex Archaeology

Um cemitério anglo-saxão foi revelado pela Wessex Archaeology durante as escavações para o Viking Link, um cabo de energia submarino conectando o Reino Unido e a Dinamarca. Os trabalhos identificaram vestígios de uma vala de anel da Idade do Bronze e 23 sepultamentos, cada qual acompanhado por uma variedade de objetos funerários, como facas, joias e vasos de cerâmica.

De acordo com o portal de notícias Heritage Daily, uma análise de 250 desses artefatos sugere que o cemitério estava em uso ativo nos séculos 6 e 7 d.C.

Adolescente e criança

Entre os sepultamentos notáveis, destaca-se o de uma adolescente e uma criança, enterradas de lado. A jovem foi sepultada com dois pingentes de ouro adornados com granadas, um broche anular, duas contas de vidro azul e um pingente de prata com um suporte de âmbar, posicionado ao redor da cabeça ou peito.

Essa descoberta foi destacada no programa Digging for Britain da BBC, em janeiro deste ano. A professora Alice Roberts enfatizou: "A metade do primeiro milênio na Grã-Bretanha é um período misterioso, com fontes históricas escassas".

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!