Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Titan

Co-fundador de empresa que construiu submersível Titan quer levar humanos para Vênus

Para co-fundador da OceanGate, seria possível enviar seres humanos para Vênus "com segurança"; empresa é responsável por submarino que implodiu há um ano

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 19/06/2024, às 08h40 - Atualizado às 09h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Guillermo Söhnlein, OceanGate, Vênus, Titan, submarino - Divulgação e Getty Images
Guillermo Söhnlein, OceanGate, Vênus, Titan, submarino - Divulgação e Getty Images

O co-fundador da OceanGate, Guillermo Söhnlein, afirmou que acredita ser possível enviar humanos para Vênus de forma segura, aproximadamente um ano após a implosão do submersível Titan, que fazia uma viagem exploratória com bilionários aos destroços do Titanic. Vênus é conhecido por suas condições inóspitas e temperaturas extremamente altas.

Conforme publicação de Söhnlein realizada em um blog, os desafios apresentados por Vênus, como dióxido de carbono e nuvens de ácido sulfúrico, "podem ser superados com equipamentos de respiração e materiais resistentes a ácidos". Ele acredita que a temperatura de cerca de 464 graus Celsius não seria um problema se os viajantes construíssem uma base a 50 km de altura, onde as condições são mais semelhantes às da Terra.

Poderíamos embarcar em nossa jornada venusiana hoje... e fazê-lo de forma segura e econômica. A realidade é que Vênus está muito mais próxima da Terra e tem uma órbita muito mais similar, o que a torna muito mais acessível do que Marte (custo menor, janelas de voo mais frequentes, tempos de trânsito mais curtos, maior segurança, etc.)”, disse na publicação.

Comunidade em Vênus

Segundo informações do portal Galileu, Söhnlein deseja incentivar os super-ricos a se unirem para formar uma comunidade em Vênus, incluindo cientistas, exploradores e investidores privados.

Também não precisamos nos preocupar em realizar pousos bem-sucedidos na superfície do planeta, o que é um dos maiores desafios que nos aguarda em Marte. Se algo, pode-se argumentar que enviar humanos para Vênus ANTES de enviá-los para Marte pode ser uma maneira melhor de desenvolver com segurança as capacidades para criar uma comunidade marciana", diz ele.