Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Éfeso

Construções sob cinzas revelam distrito da antiga cidade de Éfeso, na Turquia

Local terria sido incendiado entre 614 e 615 d.C. e revela vestígios antigos

Redação Publicado em 03/11/2022, às 08h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escavações revelaram distrito da cidade de Éfeso - Divulgação / OeAW-OeAI / Niki Gail
Escavações revelaram distrito da cidade de Éfeso - Divulgação / OeAW-OeAI / Niki Gail

Uma equipe de arqueólogos da Academia Austríaca de Ciências anunciou, na última sexta-feira, 28, a descoberta de um distrito de 1,4 mil anos debaixo de uma camada de cinzas, na antiga cidade turca de Éfeso. Localizado na Praça Domiciano, o distrito fica próximo ao centro político da cidade romana, a Alta Ágora.

De acordo com os pesquisadores, acredita-se que essa parte da cidade tenha sido destruída por um incêndio em 614 ou 615 d.C. A descoberta pode ajudar a arqueologia a desvendar o mistério da destruição de Éfeso, cuja causa é ainda desconhecida.

Conforme declarou em comunicado Sabine Ladstätter, quem é responsável pelas escavações, os arqueólogos ficaram surpresos ao encontrar o antigo complexo em bom estado de conservação.

O que havia no local

No local, a equipe encontrou instalações comerciais e gastronômicas bizantinas em uma área com cerca de 170 m², além de pelo menos 700 moedas antigas, as quais indicam que a estrutura esteve em funcionamento até 614 ou 615 d.C.

Conforme apontou a pesquisadora, o complexo também possuía salas com até 3,4 metros de altura, entre as quais estavam uma cozinha, uma taberna, uma loja de lembranças de peregrinos cristãos, além de uma oficina com um espaço de vendas. Neste último local foram encontradas peças feitas de cerâmica, como taças, contendo restos de mariscos ou ostras, além de ânforas com peixe salgado.

"Os achados arqueológicos nos mostram uma destruição por um incêndio maciço que deve ter sido repentino, dramático e importante", disse Sabine Ladstätter. "Não será mais possível determinar o dia exato da destruição, mas a avaliação das frutas encontradas pelo menos esclarecerá a estação do ano”, apontou.