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Notícias / Croquete

Croquete de carne vendido por açougue familiar tem fila de espera de 43 anos

Saiba por que clientes de um estabelecimento localizado em Takasago, no Japão, precisam esperar tanto para receber seus pedidos

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 24/01/2024, às 13h28

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Croquete vendido por estabelecimento em Takasago - Divulgação
Croquete vendido por estabelecimento em Takasago - Divulgação

Uma loja de produtos de carne em Takasago, no Japão, produz um dos alimentos mais cobiçados do país: caixas de croquetes de bife kobe congelados.

Fundada em 1926, a loja Asahiya começou a ganhar fama nos anos 2000, especialmente por seus croquetes. Entre as variedades oferecidas, o croquete "Kiwami" se destaca, sendo o mais popular, mas também o que exige uma espera de pelo menos 43 anos para ser adquirido.

A versão "Kiwami", que significa "extremo", é vendida em porções de cinco unidades por 2,7 mil ienes, aproximadamente R$ 90. Já o croquete mais caro, denominado "premiere", requer uma espera de cinco anos e custa 3.780 ienes, cerca de R$ 126.

Preço mais acessível

O proprietário do açougue, Shigeru Nitta, terceira geração à frente do estabelecimento, começou a vender online em 1999, adotando uma estratégia que popularizou os croquetes.

Ele reduziu os preços para tornar o produto mais acessível aos clientes, incentivando-os a experimentar e, eventualmente, adquirir a exclusiva carne Kobe vendida pelo açougue. De acordo com o portal de notícias O Globo, aqui no Brasil, o quilo dessa carne pode chegar a custar mais de R$ 700.

Feitos com carne de vaca kobe de três anos de idade, classificada como A5, os croquetes também incluem batatas e cebolas de uma fazenda local. O ciclo de produção inclui o uso de esterco de vaca para cultivar batatas, formando uma interconexão sustentável. As batatas são amadurecidas por 60 dias em uma geladeira especial para ressaltar sua doçura original.

Em 2016, a Asahiya chegou a interromper as vendas dos croquetes devido a uma fila de espera de 14 anos. No entanto, devido à alta demanda e sugestões dos clientes, retomaram os pedidos no ano seguinte, com preços ajustados.