Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

D. Pedro II teve escritos reconhecidos pela ONU

Mais de 2 mil documentos do imperador compreendem o episódio

Redação Publicado em 05/10/2021, às 17h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
D. Pedro II - Divulgação / Museu Imperial
D. Pedro II - Divulgação / Museu Imperial

O Programa Memória do Mundo da UNESCO/Memory of the World (MoW), criado no ano de 1992, reconhece documentos importantes ao redor do mundo.

Dentre esses registros, estão os escritos de uma das mais importantes figuras da história do Brasil, D. Pedro II, conforme informações do site do Museu Imperial.

Os Documentos Relativos às Viagens do Imperador D. Pedro II pelo Brasil e pelo Mundo fazem parte do Arquivo da Casa Imperial do Brasil, o qual foi doado ao museu pelo príncipe D. Pedro Gastão de Orleans e Bragança, descendente do monarca, no ano de 1949.

Desenho feito por D. Pedro em 1876 / Crédito: Divulgação / Museu Imperial

Entre os registros estão diários, desenhos, panfletos, itinerários de viagens e cartas escritas pelo próprio imperador. Há ainda, relatórios de despesas, periódicos, programas, entre outros documentos, totalizando 2.120 itens.

Esses escritos revelam muito sobre o passado brasileiro, os principais pensamentos da época da monarquia, além das descobertas científicas que revolucionaram a história.