Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Deputado federal morre um mês após esposa, em decorrência da covid-19

José Carlos Schiavinato estava em seu primeiro mandato no Congresso Nacional após ser eleito no Paraná

Redação Publicado em 14/04/2021, às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do deputado com sua esposa - Divulgação / Instagram / José Carlos Schiavinato
Imagem do deputado com sua esposa - Divulgação / Instagram / José Carlos Schiavinato

O deputado federal José Carlos Schiavinato (Progressistas-PR) faleceu em decorrência de complicações causadas pela infecção do novo coronavírus na manhã desta quarta-feira, 14, aos 66 anos de idade, como informou o gabinete do político em sua página oficial no Instagram. O parlamentar é o primeiro deputado federal em exercício no Brasil que foi vitimado fatalmente pela covid-19, como informa o portal UOL.

Schiavinato estava internado em Brasília desde o início do mês e, durante o tratamento, perdeu a esposa para a doença; Marlene de Fátima da Silva Schiavinato lutava contra um câncer há três anos e faleceu em 12 de março.

O companheiro não pôde acompanhar seus últimos dias, nem a cerimônia funerária. O casal deixou dois filhos e seis netos.

No comunicado, a equipe explicou a angústia da perda: "Esperávamos um milagre. E ele não veio. Ou aconteceu de uma forma que agora não sabemos compreender. José Carlos Schiavinato acabou de falecer na noite dessa terça-feira, 13 de abril. Pedimos a todos que se unam em uma grande oração para um dos homens que mais fez por Toledo e pela região”.

Era o primeiro mandato do político como deputado federal; dedicou a vida como engenheiro civil em Toledo, município do Paraná onde foi prefeito por dois mandatos, antes de se eleger deputado estadual.

Na Câmara dos Deputados, foi membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e foi integrante da CPI do BNDES.