Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Deputado turco sofre ataque cardíaco durante fala sobre guerra em Gaza

O deputado Hasan Bitmez, de 53 anos, discursava sobre conflito entre Israel e Hamas e criticava ações do governo da Turquia quando sofreu ataque cardíaco

Redação Publicado em 13/12/2023, às 10h44 - Atualizado às 10h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O deputado turco Hasan Bitmez, segundos antes de ataque cardíaco - Reprodução/Vídeo/YouTube/@SkyNewsAustralia
O deputado turco Hasan Bitmez, segundos antes de ataque cardíaco - Reprodução/Vídeo/YouTube/@SkyNewsAustralia

Durante uma sessão parlamentar, o deputado turcoHasan Bitmez, de 53 anos e membro do partido Felicity Party, desmaiou enquanto criticava as ações do governo de Recep Tayyip Erdogan, atual presidente da Turquia, frente à guerra ocorrida desde outubro entre Israel e o Hamas, em Gaza. O caso ocorreu na última terça-feira, 12.

Segundo a BBC local, Bitmez sofreu de um ataque cardíaco durante a fala, e já foi rapidamente socorrido por outros parlamentares. Após desmaiar, o deputado ainda caiu no chão e bateu a cabeça. Quando o resgate chegou, ele foi encaminhado a um hospital da região, e um tempo depois o Ministério da Saúde da Turquia informou que ele se encontrava em estado de saúde grave.

Conforme descrito pela Folha de S. Paulo, um exame de angiografia determinou que Bitmez estava com duas artérias completamente bloqueadas; agora, ele respira com ajuda de aparelhos. Vale mencionar ainda que o deputado possui diabetes e outros dois stents cardíacos — um tubo implantado para restaurar o fluxo sanguíneo de uma artérea.

Segundos antes de cair em meio ao Parlamento, Bitmez não só critivaca as ações do governo turco, como também de Israel, afirmando que eles sofreriam "a ira de Alá" pelos eventos desencadeados desde 7 de outubro em Gaza. 

Mesmo que a história se cale, a verdade não ficará em silêncio," dizia. "Eles [Israel] pensam que, se se livrarem de nós, o problema estará resolvido. Mesmo que se livrem de nós, não se livrarão da culpa. Se se livrarem do castigo da história, não se livrarão do castigo de Alá."

Críticas

Ainda conforme a Folha de S. Paulo, o partido de Hasan Bitmez, Felicity Party, frequentemente critica a atuação de Erdogan [do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP)] por seu posicionamento "moderado" com relação aos recentes acontecimentos de Gaza. O próprio deputado que sofreu ataque cardíaco, por exemplo, afirmava que o presidente turco era "diretamente responsável por cada bomba de Israel lançada sobre Gaza."

Erdogan, por sua vez, vem criticando o governo de Binyamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, tendo inclusive afirmado em ato de defesa aos palestinos que Israel seria um "peão do Ocidente."

+ Manifestações em Israel criticam postura do primeiro-ministro frente à guerra