Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito Antigo

Descoberto importante segredo da construção das pirâmides

Em estudo, arqueólogos apresentaram o que acreditam ser a solução para o mistério sobre como as pedras foram parar lá

Letícia Yazbek Publicado em 05/11/2018, às 16h30 - Atualizado às 16h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arqueólogos acreditam ter descoberto o sistema utilizado para construir a Grande Pirâmide - Reprodução
Arqueólogos acreditam ter descoberto o sistema utilizado para construir a Grande Pirâmide - Reprodução

Uma equipe de arqueólogos acredita ter encontrado o sistema utilizado pelos egípcios antigos para construir a Grande Pirâmide, também chamada de Pirâmide de Quéops.

Os especialistas, que trabalham no Institut Français D'archéologie Orientale (Instituto Francês de Arqueologia Oriental), no Cairo, e na Universidade de Liverpool, na Inglaterra, descobriram os restos de um mecanismo usado para transportar blocos de pedra maciços por volta de 4 500 anos atrás. A descoberta foi feita no sítio de Hatnub, antiga pedreira localizada no deserto oriental do Egito.

“O sistema é formado por uma rampa central ladeada por duas escadarias com vários buracos”, afirma Yannis Gourdon, co-diretor do projeto, à Live Science. “Usando um trenó que carregava um bloco de pedra e estava preso com cordas a postes de madeira, os antigos egípcios conseguiram retirar os blocos de alabastro da pedreira em declives muito íngremes de 20% ou mais”.

Segundo os arqueólogos, as cordas presas ao trenó agiam como um multiplicador de força, facilitando a subida do trenó até a rampa.

"O estudo das marcas dos instrumentos e a presença de duas das inscrições de Khufu nos levaram à conclusão de que esse sistema remonta pelo menos ao reinado de Khufu, o construtor da Grande Pirâmide de Gizé", acrescentou Gpurdon.

“Isso significa que, durante o tempo de Khufu, os antigos egípcios sabiam como mover enormes blocos de pedra usando encostas muito íngremes. Portanto, eles poderiam ter usado esse sistema para a construção de sua pirâmide”.