Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Detector de metais encontra selo quebrado de decreto papal na Polônia

Datado do século 14, o selo pode ter advindo dos papas Bento XI, Clemente V, Bento XII ou Clemente VI; mas como chegou até lá segue um mistério

Éric Moreira Publicado em 03/04/2024, às 13h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fragmentos de selo papal descobertos na Polônia - Reprodução/Facebook/Muzeum Historii Ziemi Kamieńskiej
Fragmentos de selo papal descobertos na Polônia - Reprodução/Facebook/Muzeum Historii Ziemi Kamieńskiej

Recentemente, um detector de metais polonês descobriu, para sua própria surpresa, pedaços quebrados de um antigo selo que, depois, se revelaria ser do século 14. Porém, o mais interessante da descoberta é que o selo teria sido parte de um decreto papal, o que não só faz a descoberta ser considerada rara, como também levanta questões sobre a qual papa ele teria pertencido, e como chegou ali.

Descobertos na província da Pomerânia Ocidental, os fragmentos de selo foram encontrados em 12 de janeiro desde ano. O detector de metais, Jacek Ukowski, buscava por artefatos da Segunda Guerra Mundial, quando inusitadamente se deparou com o selo, que mais tarde doou ao Museu de História da Terra Kamień (Muzeum Historii Ziemi Kamieńskiej).

+ Arqueólogos encontram objeto de cobre mais antigo da Polônia

Em comunicado recente publicado no Facebook, o museu confirmou que a descoberta era parte de uma bula papal — um tipo de documento assinado e selado com o timbre do papa —, embora ainda não se saiba exatamente a qual papa teria pertencido.

No selo, podem ser observadas as letras "NE" e "US" de um lado, e abaixo as letras "PP", abreviação para "Pastor Pastorum", seguida por um algarismo romano. Com base nisso, além da datação, os pesquisadores entendem que o selo foi cunhado entre 1303 e 1352; portanto, pode ter pertencido a qualquer um entre os papas Bento XI (1303-1304), Clemente V (1305-1314), Bento XII (1334-1342) e Clemente VI (1342-1352).

Como chegou lá?

Em toda a Polônia, mais de uma dúzia de bulas papais semelhantes já foram encontradas em outras ocasiões — sendo Ukowski, agora, responsável pela descoberta de duas. Normalmente, estes selos são encontrados em áreas de importância histórica, como castelos, tumbas ou abadias, o que torna este achado, que se deu perto de uma ferrovia, ainda mais inusitado.

+ Pesquisadores da Polônia investigam ossadas de supostos ‘vampiros’

Outros selos papais descobertos na Polônia / Crédito: Reprodução/Facebook/Muzeum Historii Ziemi Kamieńskiej

Uma teoria que tenta explicar como o selo chegou lá é de que um indivíduo desconhecido teria perdido o selo, derrubando-o acidentalmente no local, ou mesmo que trabalhadores o transplantaram para lá sem se dar conta em meio a algum projeto de construção.

+ Antigo selo de arcebispo é encontrado durante escavações em mosteiro russo

Porém, uma teoria que tem soado mais interessante é que o selo foi destruído a caminho de seu destinatário, possivelmente em uma cidade a apenas 11 quilômetros dali chamada Golczewo. No século 14, o castelo dali era lar dos bispos Kamień, possivelmente os destinatários da bula papal.