Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Faixa de Gaza

Diretora do Médico sem Fronteiras diz que crianças em Gaza estão sendo operadas sem anestesia

Segundo Renata Reis, crianças estão sendo operadas no chão e sem anestesia

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 02/11/2023, às 07h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bombardeamento em Gaza - Getty Images
Bombardeamento em Gaza - Getty Images

A diretora-executiva do Médico Sem Fronteiras BrasilRenata Reis declarou em recente entrevista que os hospitais em Gaza passam por uma grave crise e que cirurgias em crianças têm sido feitas no chão e sem anestesia.

O Médico Sem Fronteiras atua em quatro hospitais em Gaza há muitos anos, e a situação que temos hoje nesses hospitais é de catástrofe. Cirurgias acontecendo no chão de hospitais em crianças e sem anestésico. É algo inimaginável do ponto de vista humanitário”, contou Renata Reis ao portal UOL.

De acordo com ela, o que acontece no local hoje "é um total desrespeito ao Direito Internacional". A diretora afirma ainda que a maioria das vítimas é de mulheres e crianças que vão aos hospitais em busca de ajuda médica.

Antes da guerra

Reis, no entanto, destaca que mesmo antes da guerra os hospitais da região já eram abastecidos com ajuda externa e que a crise se agravou com os recentes acontecimentos.

É preciso dizer que por ser uma crise crônica, esses hospitais já eram abastecidos em sua maioria com ajuda estrangeira, externa, diariamente e há muito tempo. Estou falando da entrada de 300 a 500 caminhões por dia em Gaza” disse a diretora.