Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Donald Trump

Em gravação, Trump admite ter guardado documentos sobre possível ataque ao Irã

Ex-presidente dos EUA teria guardado documentos secretos do Pentágono

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 01/06/2023, às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O presidente Donald Trump - Getty Images
O presidente Donald Trump - Getty Images

O ex-presidente americano Donald Trumpadmitiu em áudio obtido por Promotores federais dos EUA que manteve documentos secretos do Pentágono sobre um possível ataque ao Irã após deixar a presidência.

A gravação, que foi feita em 2021 durante reunião, coloca em xeque a afirmação do republicano de que retirou o sigilo de todos os arquivos confidenciais que reteve depois do término de seu mandato.

No áudio, o bilionário e expressa desejo de compartilhar as informações secretas, embora reconheça as limitações impostas a ele como ex-presidente para desclassificar os documentos. 

Como destacou a Folha de S. Paulo, a reunião em questão ocorreu no clube de golfe do ex-presidente em Bedminster, no estado de Nova Jersey.

Autoria desconhecida

De acordo com a fonte, a autoria da gravação é ainda desconhecida e o registro surge em um momento em que o político intensifica sua campanha como pré-candidato à Presidência do país. Ele tem adotado a estratégia de questionar as investigações já em andamento, acusando-as de serem mera manobra política do governo Biden contra um adversário eleitoral.

As investigações buscam apurar se Trump cometeu crimes como violação da lei de espionagem, obstrução de justiça e destruição de documentos oficiais.