Notícias » Arqueologia

Enigmático assentamento da Idade do Ferro é descoberto na Inglaterra

Local teria uma função muito particular, segundo estimado pelos pesquisadores

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 22/12/2021, às 15h48

Fotografia aérea da escavação
Fotografia aérea da escavação - Divulgação/ Explore The Past

Uma escavação em Worcestershire, um condado da Inglaterra, onde está para ser construída uma rotatória, revelou um curioso assentamento construído 2.250 anos atrás, isto é, durante a Idade de Ferro. O local conta com uma série de artefatos de cerâmica, além de um cemitério infantil. 

A construção descoberta, que fica próxima de outras envolvendo celeiros de grãos também da mesma época, foi repercutida pelo site Birminghan Live nesta quarta-feira, 22. 

As impressões iniciais são de que este pode não ser um assentamento totalmente típico da Idade do Ferro. Esta localização, juntamente com o tamanho da vala do recinto e um portal bem definido, sugere que o recinto, além de ser ocupado por uma pequena comunidade, também pode ter tido uma função mais importante e potencialmente defensiva", afirmaram os arqueólogos envolvidos no projeto através de um comunicado. 

A hipótese inicial dos pesquisadores é de que o local era usado como base para proteger os grãos guardados próximos dali, uma vez que eles possuíam um grande valor econômico para aquela população. 

A previsão divulgada pelo site Explore The Past, onde os especialistas da região expõe seus avanços arqueológicos, é de que a escavação do assentamento será completa por volta de setembro de 2022. 

Veja abaixo uma gravação do lugar feita com o auxílio de um drone: