Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Noruega

Enquanto brincava, menina de 8 anos encontrou adaga fabricada há 3,7 mil anos

Na Noruega, uma criança de 8 anos foi responsável por uma fascinante descoberta arqueológica

Redação Publicado em 10/05/2023, às 12h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A menina e a adaga descoberta - Divulgação/Vestland County Municipality
A menina e a adaga descoberta - Divulgação/Vestland County Municipality

Em mais uma descoberta capaz de fascinar os mais apaixonados por arqueologia, uma adaga de 3,7 mil anos foi descoberta na Noruega. No entanto, chama atenção o autor responsável pela revelação do item histórico. 

Isso porque a adaga da Idade da Pedra foi encontrada por uma menina de 8 anos enquanto brincava próximo da escola na qual estuda. O item de mais de 3 mil anos foi encontrado numa área rochosa no condado de Vestland, como repercutido pela Galileu com informações do Yahoo News. 

Quando encontrou o item, a criança contatou a professora Karen Drange, que logo percebeu que a pedra tinha uma aparência antiga. Como consequência, entrou em contato com o conselho do condado e arqueólogos locais analisaram o item, que é marrom-acinzentado. 

"Eu ia pegar um pedaço de vidro e a pedra estava lá", disse a criança, que se chama Analisa, como repercutido por um comunicado de Vestland, que fora publicado no dia 2 deste mês.

A adaga de mais de 3 mil anos /Crédito: Divulgação/Vestland County Municipality

Grande descoberta

O item histórico, assim, foi identificado por Louise Bjerre Petersen, arqueóloga. No comunicado, a pesquisadora explica que o item tem quase 12 centímetros de comprimento e configura uma rara descoberta.

Também chama atenção que a adaga foi feita através do sílex, rocha sedimentar dura. Ela não se forma de maneira natural na Noruega, com isso, é possível que tenha vindo do Mar do Norte, na Dinamarca. Os arqueólogos também destacaram que esse tipo de item constantemente está presente em descobertas que envolvem sacrifício.

O Live Science explica que, tendo o estilo em mente, a adaga de mais de 3 mil anos pode ser do Neolítico, quando ferramentas de pedra eram moldadas. Também foi neste período que animais passaram a ser domesticados e os hominídeos começaram a desenvolver atividades como plantação e artesanato. 

De acordo com o Yahoo News, a adaga curiosa agora se encontra no Museu da Universidade do Condado de Vestland, em Bergen. Além disso, os especialistas do condado, que foram acionados, chegaram a vasculhar os arredores da instituição em busca de mais objetos, no entanto, não encontraram nada relevante.