Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Escavações revelam evidências de sacrifícios de animais em templo de Ártemis

Localizado em Amarynthos, na ilha de Eubeia, na Grécia, complexo de templos no santuário Artemis Amarynthos foi palco de sacrifícios de animais no passado

Éric Moreira Publicado em 10/01/2024, às 10h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Recorte de fotografia aérea do santuário de Artemis Amarynthos - Divulgação/ESAG
Recorte de fotografia aérea do santuário de Artemis Amarynthos - Divulgação/ESAG

Escavações recentes em um complexo de templos no santuário Artemis Amarynthos, localizado em Amarynthos, na ilha grega de Eubeia, revelaram novas evidências de que, no passado, o local teria sido palco de rituais de sacrifício de animais. Além disso, novas descobertas sobre a configuração do templo foram feitas.

Segundo o Heritage Daily, no passado, o santuário era um centro de culto dedicado à deusa Ártemis (deusa associada à Lua, à caça, aos animais selvagens e à natureza) no norte da Grécia, servindo também como importante ponto de peregrinação de Eretria durante a procissão do festival Amarysia.

O local, por sua vez, vem sendo escavado há quatro anos, e mais recentemente foram encontrados por ali restos de um templo datado do Período Arcaico, do século 7 a.C, com 34 metros de comprimento (100 pés no sistema métrico grego). Além disso, também foram descobertos um grande número de oferendas, incluindo vasos, armas, joias e uma cabeça de marfim cinzelada, com características egípcias.

Artefatos encontrados em antigo templo de Ártemis, na Grécia / Crédito: Divulgação/ESAG

Outro fator que chama atenção na descoberta recente foram os vestígios que sugerem que o local era palco de rituais de sacrifícios de animais, que incluem lareiras e altares onde esses bichos eram mortos e camadas de cinzas e ossos de animais calcinados.

Segundo a Escola Suíça de Arqueologia na Grécia (ESAG), nos sacrifícios tradicionais, os animais eram conduzidos até o altar, onde finalmente seriam abatidos. Então, os órgãos internos, ossos e outras partes não comestíveis do animal seriam separados da carcaça, e queimados como oferenda à divindade.

+ A estátua colorida encontrada em um antigo cemitério da Grécia

Templo histórico

Ainda de acordo com o Heritage Daily, algumas outras evidências encontradas anteriormente no templo indicam que ele foi parcialmente destruído no século 6 a.C., depois de um incêndio, mas depois teria sido restaurado com paredes de tijolos de barro. Porém, no final daquele mesmo século, seria totalmente demolido para a construção de uma nova estrutura.

Escavações ainda mais profundas também revelaram um edifício ainda mais antigo, datado do século 9 ou 8 a.C., estatuetas de bronze retratando animais e uma cabeça de touro de terracota do fim da Idade do Bronze. Ou seja, possivelmente o local já era um importante ponto de rituais desde os tempos pré-históricos.