Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Arqueologia

A estátua colorida encontrada em um antigo cemitério da Grécia

Publicação feita pelo Ministério da Cultura grego em sua conta do Facebook dá destaque a um busto curioso descoberto na antiga cidade de Anfípolis

Ingredi Brunato Publicado em 05/12/2023, às 12h08 - Atualizado em 08/12/2023, às 11h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do busto - Divulgação/ Ministério da Cultura da Grécia
Fotografia do busto - Divulgação/ Ministério da Cultura da Grécia

Nesta semana, o Ministério da Cultura do governo da Grécia fez uma publicação a respeito de um curioso artefato arqueológico: trata-se de um busto feminino representando uma mulher ou divindade de expressão triste. 

A estátua, que remonta ao século 4 a.C., foi descoberta durante uma escavação na antiga cidade de Anfípolis, localizada em uma região que tem vestígios de ser habitada desde a Pré-História até o período do Império Bizantino. 

Mais detalhes 

Fotografia do busto / Crédito: Divulgação/ Ministério da Cultura da Grécia 

O busto foi um de dezesseis a serem desenterrados em um cemitério de Anfípolis, e surpreendeu especialistas por seu bom estado de preservação, dado que ainda era possível visualizar as cores das tintas usadas para pintá-lo. Ele agora é exposto pelo Museu Arqueológico local, tendo sido submetido a uma restauração ainda em 2023, conforme repercutiu o portal Greek Reporter.  

A figura feminina veste uma túnica e um manto que cobre a nuca e os ombros. Detalhes dos tecidos, o colar duplo no pescoço, a flor que ela segura na mão direita, os cabelos e os lábios são pintados em vermelho. Toques dinâmicos de cor preta no desenho dos olhos reproduzem com grande sucesso a expressão de tristeza contida. O revestimento branco enfatiza o ideal de beleza da pele para a época", explicou o órgão do governo grego em comunicado. 

A hipótese dos pesquisadores que analisaram o achado é que a estátua represente uma deusa feminina da fertilidade.