Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Forte romano

Escavações revelam sandálias e restos de armaduras em forte romano na Inglaterra

Objetos encontrados no nordeste da Inglaterra foram usados por antigos militares do exército romano na época da República

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 05/07/2024, às 08h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Resto de sandália encontrado - Divulgação/The Vindola Trust
Resto de sandália encontrado - Divulgação/The Vindola Trust

O forte romano Magna, também conhecido como forte Carvoran, localizado no nordeste da Inglaterra, realiza escavações anuais abertas ao público, conduzidas pelo Vindolanda Trust.

Durante a temporada de escavações de 2024, arqueólogos voluntários desenterraram importantes descobertas, incluindo restos de sandálias e armaduras usadas por soldados da Roma Antiga. As novidades foram comunicadas em artigo publicado pelo Roman Army Museum & Magna Fort.

De acordo com o portal Galileu, foram descobertos quatro pedaços de uma lorica squamata, armadura feita de escamas de metal costuradas sobre um suporte de tecido, a qual era utilizada por antigos militares do exército romano na época da República. As escamas eram organizadas em filas horizontais, amarradas ou atadas juntas, e depois costuradas a um suporte de malha.

Sandálias

Além disso, foram encontradas solas e partes superiores de sapatos de diferentes tamanhos, sendo ao todo cinco sandálias, incluindo, possivelmente, calçados de crianças.

Essas sandálias chamam a atenção por estarem preservadas em regiões do solo conhecidas como "depósitos aeróbicos", que funcionam como câmaras, protegendo os vestígios da ação intensa de micro-organismos e do oxigênio, que normalmente aceleram o desgaste de artefatos arqueológicos.

“Parte da razão pela qual os depósitos anaeróbicos têm condições tão boas de preservação arqueológica se deve à ausência de microrganismos que vivem no solo. Esses microrganismos são muito exigentes quanto ao ambiente em que vivem e, portanto, o solo precisa ter um pH e uma composição geoquímica adequados para que eles possam sobreviver”, disse o Museu Exército Romano e o Forte Magna, em comunicado.