Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ataque

Escritora atacada por pitbulls no RJ tem leve melhora e respira sem aparelhos

Os donos dos pitbulls que atacaram Roseana Murray continuam presos; a vítima, que perdeu um dos braços, foi atacada na rua de casa

Redação Publicado em 08/04/2024, às 14h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roseana Murray, escritora atacada por pitbulls - Reprodução/Vídeo/G1
Roseana Murray, escritora atacada por pitbulls - Reprodução/Vídeo/G1

A escritora Roseane Murray, atacada por pitbulls na rua de casa em Saquarema, no Rio de Janeiro, está respirando sem o auxílio de aparelhos e conseguiu se comunicar com os filhos com ajuda de estímulos, segundo médicos do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

No último domingo, 7, quando a poetisa foi extubada, ela recebeu a visita dos filhos, que conversaram com a mãe, garantiram que “estavam ali com ela” e disseram que logo, logo ela estaria em casa. Após receber um aperto de mão, a mulher respondeu piscando os olhos e mexendo as mãos e os pés.

Na última semana, Roseane foi atacada por três cães da raça pitbull, que moram em uma casa vizinha e a arrastaram por cerca de cinco metros. Em razão da gravidade dos ferimentos, ela teve um dos braços e uma das orelhas amputadas.

Após ser levada de helicóptero para o hospital, ela teve seu braço esquerdo reconstruído, assim como o lábio, conforme repercutido pelo G1. “Ela é uma guerreira ao sobreviver esse ataque tão brutal”, disse um dos médicos ao portal.

Prisão

Desde a última sexta-feira, 5, dia do ataque, os três donos dos pitbulls estão presos, acusados de maus-tratos de animais. Segundo a juíza Ariadne Vilela, Ana Beatriz da Conceição, Kaíque da Conceição e Davidson Ribeiro dos Santos não cuidaram dos cães como deveriam, mesmo recebendo uma série de notificações e pedidos dos vizinhos sobre o risco que os animais representavam.

Segundo as autoridades, o trio permanecerá preso por pelo menos 90 dias, até que a prisão seja revista pela Justiça. Já os animais foram encaminhados para um lar temporário após a realização da perícia no lugar do ataque.

Os veterinários que estiveram na casa onde os animais eram mantidos afirmaram que o trio não tem condições de manter animais de estimação, pois os cães foram encontrados magros e em condições insalubres, o que teria contribuído para o comportamento agressivo.

Ainda de acordo com os profissionais, os animais tinham acesso constante à rua, em razão da altura do muro, além de que os portões do local permaneciam constantemente abertos. É importante ressaltar que, desde 2005, a lei estadual 4.597 exige que cães da raça pitbull, fila, doberman e rottweiler circulem em espaços públicos na companhia de maiores de 18 anos, usando guias e focinheira apropriados.