Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Escudos vikings 'cerimoniais' de 1.100 anos foram usados em batalha, indica estudo

Especialistas pensavam que os escudos eram só decorativos, até que novas pesquisas indicaram evidências de uso em combate corpo a corpo

Eduardo Lima, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 05/04/2023, às 16h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Desenho de 1882 retratando a descoberta do navio viking Gokstad, com seus escudos cercando o barco - Divulgação/Harry Schøyen/Nicolaysen et al, 1882
Desenho de 1882 retratando a descoberta do navio viking Gokstad, com seus escudos cercando o barco - Divulgação/Harry Schøyen/Nicolaysen et al, 1882

Dúzias de escudos que pertenciam a um famoso navio viking descoberto na Noruega parecem não ser exclusivamente objetos cerimoniais, como especialistas imaginavam anteriormente. Um novo estudo dos artefatos mostra que eles podem, na verdade, ter protegido os guerreiros nórdicos durante batalhas.

Os escudos, que foram encontrados no sul da Noruega em 1880, junto do navio Gokstad, passaram por uma nova análise recentemente. Nesta avaliação, os pesquisadores descobriram que os escudos provavelmente já foram cobertos com couro bovino.

A pesquisa, publicada no dia 24 de março pelo periódico científico Arms and Armour, se dedicou especificamente à análise de armamentos e armaduras, chegando à conclusão que os escudos provavelmente foram usados em combate corpo a corpo.

O autor do estudo, Rolf Warming, explicou ao site de divulgação científica LiveScience que os escudos do Gokstad estão dentro daquilo que se espera de artefatos usados em combate nesse período. 

Escudos vikings

O navio Gokstad comportava 64 escudos em seu casco. Eles ficavam amarrados logo acima dos furos para os remos, e Warming diz que cada membro da tripulação do barco provavelmente contava com o seu próprio equipamento de proteção pessoal. Os escudos eram pintados ou de amarelo, ou de preto.

Os arqueólogos que investigaram esses escudos anteriormente imaginavam que eles só servissem a um propósito cerimonial e decorativo ao barco, até por conta das diferentes cores. 

Porém, como mostra o estudo de Warming, os escudos eram construídos de maneira que reforçasse sua capacidade protetora para a batalha. Apesar de não haver evidências diretas de uso em batalha, o jeito que os escudos foram fabricados parece apontar que havia essa intenção.

A melhor interpretação para esses escudos que fazem parte do imaginário comum sobre os vikings é de que eram equipamentos do navio, para serem usados pela tripulação no mar ou no solo.

Vale lembrar que os vikings eram piratas nórdicos que usavam navios como o Gokstad como meio de transporte enquanto saqueavam e atacavam a região do norte da Europa entre os séculos 8 e 10.