Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito

Esfinge que pode representar imperador romano é encontra no Egito

Nos últimos meses, o país revelou uma série de grandes descobertas arqueológicas

Luisa Alves, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 06/03/2023, às 17h42 - Atualizado em 07/03/2023, às 19h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da descoberta da esfinge realizada no Egito - Divulgação / Ministério de Antiguidades do Egito
Imagem da descoberta da esfinge realizada no Egito - Divulgação / Ministério de Antiguidades do Egito

Em "tanque de água bizantino localizado em uma tumba de dois andares" autoridades egípcias anunciaram, nesta segunda-feira, 6, a descoberta de uma esfinge que pode representar um imperador romano.

De acordo com informações do Ministério de Turismo e Antiguidades, em comunicado, a descoberta foi realizada perto do templo de Dendera, 500 quilômetros ao sul do Cairo. Ao seu lado, eles também encontraram uma "estela (monolítico) romana gravada em demótico e hieróglifos" que deve ser decifrada para levar à identidade do imperador, segundo a equipe egípcia encarregada das escavações.

Imagens da descoberta da esfinge realizada no Egito / Divulgação / Ministério de Antiguidades do Egito

Outras descobertas

Nos últimos meses, o Egito revelou uma série de grandes descobertas arqueológicas. De acordo com alguns especialistas, isso pode ter motivações mais políticas e econômicas do que científicas, já que o país vive uma grave crise econômica e o turismo é um dos principais motores de sua economia

Na última quinta-feira, 2, por exemplo, o país anunciou que encontrou um túnel de nove metros no interior da Pirâmide de Gizé, o qual, poderia ser o caminho para chegar à "verdadeira câmara funerária do rei Quéops".

Como informado pelo O Globo, as autoridades se depararam também, mais ao sul, em Luxor, com as ruínas de uma cidade romana dos primeiros séculos da "Era Cristã"