Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Godard

Ex-colaboradora afirma que Godard teria deixado projetos prontos antes de morrer

Em entrevista, a historiadora falou sobre o lançamento de seu livro mais de 300 emails trocados com o diretor

Isabelly de Lima, sob supervisão de Publicado em 28/03/2023, às 15h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto do cineasta Jean-Luc Godard - Reprodução/Vídeo
Foto do cineasta Jean-Luc Godard - Reprodução/Vídeo

A historiadora francesa Nicole Brenez, que colaborou com o diretorJean-Luc Godard no longa ‘O livro da imagem’, disse em entrevista à revista francesa Critikart que antes de falecer, Godard "previu, dirigiu e supervisionou" diversos projetos cinematográficos.

A mulher também comentou acerca do último projeto de Jean-Luc, uma obra inédita de 20 minutos, "Film annonce du film 'Drôles de Guerre'". Ela ainda revelou que outras obras póstumas estarão por vir, de acordo com o portal O Globo.

“Posso lhe dizer que este "Film annonce du film 'Drôles de Guerre'" não será o seu último filme”. “E acredito que encontraremos ainda muitos tesouros fílmicos com os mais diversos status”, disse Brenez. A historiadora contou que outros ex-colaboradores do diretor estão se esforçando para finalizar tais projetos, como Fabrice Aragno e Jean-Paul Battaggia.

Lançamento

Nicole lançou recentemente um livro que analisa diversos aspectos da obra de Jean-Luc, "Écrits politiques sur le cinéma et autres arts filmiques, tome 2 Tome 2". Na obra, ela publica também parte de seus quase 300 emails trocados com o diretor.

Com esta iniciativa (de reunir os e-mails) quis sobretudo apelar à abertura de um projeto que pressupõe uma vida de investigação, ou mesmo várias: a recolha sistemática da correspondência de Jean-Luc Godard”.