Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Austrália

Extinto? Lagarto não visto há 42 anos é encontrado na Austrália

Espécie listada como Criticamente Ameaçada de Extinção só havia sido vista pela última vez em 1981

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 08/11/2023, às 14h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lagarto que pensava-se estar extinto é encontrado na Austrália - Divulgação/Conrad Hoskin
Lagarto que pensava-se estar extinto é encontrado na Austrália - Divulgação/Conrad Hoskin

Após 42 anos, um lagarto que pensava-se estar extinto foi encontrado na Austrália. Em abril deste ano, pesquisadores do Museu de Queensland e especialistas da Universidade James Cook decidiram ir em busca do lagarto listrado das pastagens de Lyon, que foi avistado pela última vez em 1981.

Para isso, o grupo de pesquisadores montou armadilhas em uma área de 5 quilômetros quadrados de terras na região de Mount Surprise, onde pretendiam encontrar o lagarto listrado das pastagens de Lyon e outras duas espécies. "Esses lagartos são difíceis de encontrar e raramente vistos", apontou Andrew Amey, do Museu de Queensland.

+ O mamute que teve a carne ‘ressuscitada’ para a produção de almôndega pré-histórica

"Eles fazem parte de um grande grupo de lagartos do gênero Lerista, que só são encontrados na Austrália e se adaptaram a solos arenosos", prosseguiu. "Isso mostra que partes da Austrália, como pastagens e florestas abertas onde o gado pasta, ainda podem abrigar uma biodiversidade importante".

Andrew ainda relatou que encontrar o lagarto que pensava-se estar extinto foi um momento emocionante: "Encontrar o lagarto listrado das pastagens de Lyon foi uma descoberta incrível".

Espécie ameaçada

Segundo o Daily Mail, a espécie foi listada como Criticamente Ameaçada de Extinção pelos governos de Queensland e da Austrália. O lagarto listrado das pastagens de Lyon se torna vulnerável devido a eventos prejudiciais, como incêndios florestais, secas, doenças e ervas daninhas invasoras.

Andrew Amey apontou que esses lagartos têm um papel importante a desempenhar nos ecossistemas. "Precisamos saber se estes lagartos têm populações saudáveis ​​ou se estão em declínio. Não podemos tomar medidas eficazes para protegê-los se não soubermos onde ocorrem e quais as ameaças que os afetam".