Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Trocada na maternidade

Família descobre após 42 anos que filha foi trocada na maternidade

Ao saber da notícia, o pai sofreu um AVC e morreu; o caso ocorreu em Santa Catarina

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 12/09/2023, às 08h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fachada da Maternidade Darcy Vargas - Divulgação/Secom
Fachada da Maternidade Darcy Vargas - Divulgação/Secom

Uma família receberá uma indenização no valor de R$ 300 mil após descobrir, 42 anos após o nascimento, que sua filha foi trocada na maternidade em Joinville, no Norte de Santa Catarina. De acordo com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o pai sofreu um AVC ao tomar conhecimento do erro e faleceu.

Segundo informações do TJSC, que divulgou o caso em 8 de setembro, a troca de bebês ocorreu na maternidade pública Darcy Vargas, em 1975, mas somente em 2017 a família tomou conhecimento do equívoco. A descoberta aconteceu quando uma mulher realizou um teste de DNA, o qual revelou que não era biologicamente filha de quem acreditava ser sua mãe. Ela estava investigando outros nascimentos registrados no mesmo dia e local.

Outra família

Em janeiro de 2018, outra dupla de mãe e filha fez o exame, que confirmou o mesmo resultado. De acordo com o portal de notícias G1, ambas as meninas haviam nascido com apenas 10 minutos de diferença.

O advogado João Fabio Silva da Fontoura representou as duas famílias e revelou que ao longo de suas vidas, ambas haviam suspeitado de erros cometidos pela equipe do hospital, mas não tinham ideia de como obter respostas conclusivas.

Até que um momento, por um golpe do destino, a outra família começou a trabalhar na casa de um advogado, que o orientou a fazer o teste", comentou.

Conforme apontou a decisão, a falha estatal "repercutiu seriamente ao menos em duas famílias. As consequências são daquelas inimagináveis. Não existe, a partir daí, qualquer valor que se aproxime de uma compensação minimamente próxima dos danos suportados pelo autor".

Vale destacar que a indenização de R$ 150 mil para cada uma considerou também a "dor extrema sentida com a tomada de consciência a respeito dos fatos".