Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Combate às drogas

Fentanil, droga mais letal hoje nos EUA, é apreendida pela primeira vez no Brasil

Apreensão foi realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo; ainda investiga-se se a droga foi desviada durante transporte a hospital ou se chegou ao local e foi vendida

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 20/03/2023, às 09h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de morador de rua fumando fentanil nos Estados Unidos - Getty Images
Fotografia de morador de rua fumando fentanil nos Estados Unidos - Getty Images

No último dia 11, um sábado, a Polícia Civil do Espírito Santo realizou a primeira apreensão já feita no Brasil de fentanil, considerada a droga que mais mata nos Estados Unidos na atualidade. A substância, vale lembrar, é um anestésico 50 vezes mais viciante que a heroína, e até 100 vezes mais forte que a morfina.

A apreensão, por sua vez, chamou não só atenção das autoridades brasileiras, como também das norte-americanas. Com a notícia de que a droga havia chegado ao Brasil, dois agentes da DEA ('Drug Enforcement Administration', ou 'Administração de Repressão às Drogas' em português), maior agência de combate às drogas do mundo, foram ao Espírito Santo para compreender o caso.

Segundo investigações da polícia, como informado pelo Fantástico, o dono da droga não era um traficante que domina pontos de venda de droga nas cidades, mas sim um fornecedor dos traficantes. Os agentes ainda relataram que o fentanil teria vindo de Minas Gerais, sendo produzido lá para ser entregue em um hospital no Espírito Santo; agora, busca-se descobrir se a substância foi desviada durante seu transporte ou se chegou à unidade de saúde, de fato, e de lá foi vendida aos traficantes.

O que fazia no Brasil?

Além do mais, conforme acredita a Polícia Civil, os traficantes poderiam estar usando o fentanil para batizar outras drogas, como a cocaína. No caso, a apreensão foi realizada ainda antes de a mistura ocorrer, pois não teria havido tempo para tal.

A principal linha de investigação indica que o fentanil seria utilizado para misturar em outras drogas, a exemplo da cocaína, mas, também, possivelmente em drogas sintéticas, como LSD e ecstasy", afirma Tarcísio Otoni Perusia, delegado da Polícia Civil do Espírito Santo.

Ivone Schon, chefe do escritório da Agência Antidrogas dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, falou ao Fantástico sobre a preocupação com a chegada do fentanil ao Brasil: "É a primeira vez que ficamos sabendo que teve uma apreensão de fentanil no Brasil com traficantes de drogas. Estados Unidos e Brasil têm uma parceira de trabalho para facilitar e trabalhar conjuntamente, para conscientizar sobre a ameaça de fentanil. Atualmente, nos Estados Unidos, fentanil é a maior ameaça para os nossos filhos, nossas famílias e nossa comunidades."