Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elizabeth II

Filha de Elizabeth II revela que sentiu 'alívio' em funeral da rainha

Em documentário, princesa Anne conta os preparativos da Família Real para a morte de Elizabeth II — falecida no ano passado

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 23/12/2023, às 08h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rainha Elizabeth II - Getty Images
A rainha Elizabeth II - Getty Images

Monarca mais longeva do Reino Unido e uma das mais populares da História, Elizabeth II morreu há pouco mais de um ano, no dia 8 de setembro de 2022, no Castelo de Balmoral, na Escócia. Na época, Elizabeth II tinha 96 anos. 

A monarca só passou seus últimos dias na casa de férias da realeza, inclusive, após ser convencida por sua família. Pelo menos é isso que conta a princesa Anne em documentário que será exibido pela BBC no próximo dia 26 de dezembro. 

+ ‘Dedos de salsicha’: Rei Charles brinca com apelido do início de seu reinado

Conforme repercutido pelo The Telegraph, Elizabeth II tinha receio de que se morresse em Balmoral, "dificultaria as coisas" em relação ao seu enterro. Entretanto, a Família Real a convenceu de que "questões práticas não deveriam influenciar nessa decisão".

O adeus

Na produção, além disso, Anne deu detalhes dos preparativos que seus familiares tiveram para a morte de sua mãe, afinal, os filhos, netos e bisnetos da monarca a visitaram durante o verão devido às preocupações com seu estado de saúde — deteriorado há algum tempo. 

A escolha por mantê-la em Balmoral foi facilitada pelo fato do lugar ter servido como palco para momentos importantes na vida da rainha. Foi por lá que ela passou sua infância ao lado da irmã, Margaret, e também foi pedida em casamento pelo príncipe Philip

Por fim, ao documentário, a princesa Anne revelou ter sentido um "alívio" durante o funeral de Elizabeth II: "Quando [o joalheiro real] tirou a coroa do caixão, eu senti, estranhamente, um alívio. De certa forma, é isso. Acabou. Essa responsabilidade agora segue adiante."

Nós passamos muito tempo [em Balmoral] na nossa juventude, e lá vivemos uma vida mais independente do que a que vivíamos em qualquer outro lugar. [...] Espero que ela [Elizabeth 2ª] tenha sentido que essa foi a decisão certa no final, porque foi isso que sentimos", finalizou.