Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Fóssil de 540 milhões de anos é achado no Brasil e ajuda confirmar teoria de Darwin

Fóssil de Ghoshia januarensis, encontrado em Minas Gerais, possui impressionantes 10 micrômetros e existiu antes dos dinossauros

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 08/04/2024, às 14h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fóssil de 540 milhões de anos encontrado no Brasil - Divulgação/Matheus Denezine
Fóssil de 540 milhões de anos encontrado no Brasil - Divulgação/Matheus Denezine

Em Minas Gerais, pesquisadores descobriram o fóssil de uma cianobactéria inédita no mundo que coloca o Brasil no 'cenário de estudos sobre a evolução da vida'. Afinal, a Ghoshia januarensis, como foi batizada, existiu por aqui há 540 milhões de anos. 

+ Sapo de 270 milhões de anos é nomeado em homenagem a Kermit, dos Muppets

Conforme explica matéria do O Globo, a cianobactéria possui impressionantes 10 micrômetros (ou seja, 10 milionésimos de metro) e só pode ser observada através de microscópios eletrônicos.

Mais fotos do Ghoshia januarensis - Divulgação/Matheus Denezine

"Essa espécie foi descrita pela primeira vez no mundo, era uma cianobactéria que existia aqui há mais de 540 milhões de anos, no período Pré-Cambriano, antes de dinossauros ou animais com esqueleto existirem", explica o geólogo Matheus Denezine, primeiro autor do artigo e pesquisador colaborador da Universidade de Brasília (UnB), em entrevista ao jornal carioca. 

É uma descoberta que coloca o Brasil dentro do cenário de estudos sobre a evolução da vida", continuou. 

Em estudo publicado na revista de Cambridge, no último dia 18 de março, os pesquisadores descreveram sete espécies descobertas, sendo a Ghoshia januarensis, até então, uma desconhecida. Ela ganhou esse nome justamente por ter sido encontrada no município mineiro de Januária. 

Teoria de Darwin 

Conforme explica Denezine, o achado ajuda a reforçar os pensamentos do naturólogo britânico Charles Darwin, que acreditava que já existia vida na Terra há mais de 500 milhões de anos — período que entende-se como Pré-Cambriano. Entretanto, a falta de registros fósseis na época o impediu de confirmar essa teoria. 

Os fósseis foram localizados na Formação de Sete Lagoas, que fica dentro da bacia de São Francisco — abrangendo estados como Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Bahia. A Ghoshia januarensis foi encontrada em calcários da formação e vivia no que um dia foi um ambiente marinho. Outro ponto que chama a atenção é que a descoberta levanta a possibilidade da presença de petróleo na região.