Notícias / Paleontologia

Fóssil de dinossauro descoberto em 2019 é o mais antigo da África

Paleontólogos concluíram que o esqueleto, quase completo, tem ao menos 230 milhões de anos

Wallacy Ferrari Publicado em 31/08/2022, às 17h55

Ilustração do Mbiresaurus raathi - Divulgação / Andrey Atuchin

Um grupo de pesquisadores confirmou, através de exames laboratoriais, que um dinossauro encontrado na região norte do Zimbábue entre escavações entre os anos de 2017 e 2019, nomeado de Mbiresaurus raathi, é o mais antigo encontrado no continente africano, além de ser um dos mais antigos do mundo.

A datação do fóssil aponta que ele é anterior aos mais antigos já encontrados, estimados em 230 milhões de anos, conforme publicado em artigo nesta quarta-feira, 31, na revista científica Nature, que acrescentou informações; tratava-se de um sauropodomorfo, conhecido por ostentar um longo pescoço.

Seu comprimento era de aproximadamente 1,83 m e era abrange também sua comprida causa. Além disso, os pesquisadores ainda apontam que o Mbiresaurus usava apenas as patas traseiras para se locomover.

Estado do fóssil

Sua ossada está quase completa, sendo ausentes apenas uma pata dianteira e alguns pedaços do crânio. A idade avançada também aponta que o animal foi vivo enquanto o continente da Pangeia ainda não havia se separado nos vários que hoje ocupam o planeta Terra, como aponta o portal UOL.

Os primeiros dinossauros, como o Mbiresaurus raathi, mostram que a evolução dos dinossauros ainda está sendo escrita a cada nova descoberta e que a sua ascensão foi muito mais complexa do que o previsto anteriormente", disse um dos autores do estudo, Sterling Nesbitt, no enredo do artigo científico.

+Confira o estudo original publicado em inglês clicando aqui;