Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Gal Costa

A foto de Gal Costa que enfureceu a ditadura

Em 1973, a artista lançou seu álbum 'Índia', cuja capa viria a ser alvo de polêmicas

Redação Publicado em 09/11/2022, às 13h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cantora Gal Costa, que faleceu nesta quarta-feira, 9 - Wikimedia Commons / Silvio Tanaka
A cantora Gal Costa, que faleceu nesta quarta-feira, 9 - Wikimedia Commons / Silvio Tanaka

A cantora Gal Costa, uma das maiores vozes da música popular brasileira, nos deixou nesta quarta-feira, 9, aos 77 anos de idade. Ela, que passou por um procedimento cirúrgico para retirar um nódulo da fossa nasal direita recentemente, havia cancelado sua participação no festival Primavera Sound, ocorrido no último fim de semana, em São Paulo.

Sempre lembrada como uma referência vocal feminina, Gal, cuja causa da morte não foi revelada, foi também figura inovadora e, de certa forma, ousada, no cenário musical, especialmente durante a Ditadura Militar. Na época, uma simples foto deu no que falar.

Capa censurada

Era 1973 quando a artista, então com seus vinte e poucos anos, lançou 'Índia', disco cuja capa não agradou nem um pouco o regime por supostamente “ferir a moral e os bons costumes”.

Capa do disco 'Índia' (1973), de Gal Costa - Crédito: Divulgação / Casa Natura Musical

O motivo, conforme informou a Casa Natura Musical, foi que a imagem utilizada no album destacava o quadril de Gal, que vestia apenas uma tanga vermelha e franjas de saia de palha. Segundo a fonte, o clique, feito pelo fotógrafo Antonio Guerreiro, ocorreu por acaso.

"A gravadora queria a Gal na capa como uma índia. Nós, então, fomos para o Parque da Cidade, no Rio, e ela se vestiu com acessórios, cocares e adereços, mas completamente nua”, disse Guerreiro em entrevista concedida ao jornal Estadão no ano de 2018.

“No meio do resultado da sessão, apareceu essa foto e todo mundo ficou maravilhado. Foi escolhida para a capa por unanimidade”, explicou o profissional.

Diretor da gravadora foi intimado

Chegada a semana do lançamento do disco, Roberto Menescal, então diretor da gravadora Polygram, foi intimado pelos militares, que determinaram a censura da capa e das demais fotos presentes no encarte do álbum, nas quais Galsurgia com os seios de fora.

A fim de evitar que o LP tivesse a circulação proibida, Menescal optou por fazer uma capa com um plástico azul que encobria a original. Porém, isso fez com que o público ficasse ainda mais curioso em relação à obra, de modo que 'Índia' se tornou um grande sucesso de vendas.