Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Anel

Fotógrafo flagra enorme círculo misterioso no céu da Itália

Fenômeno durou milissegundos, mas pôde ser captado por uma câmera

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 05/04/2023, às 11h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aro vermelho flagrado no céu da Itália - Divulgação / Instagram
Aro vermelho flagrado no céu da Itália - Divulgação / Instagram

No dia 27 de março, um halo vermelho misterioso brilhou brevemente no céu da comuna de Possagno, no norte da Itália, passando despercebido pela maioria das pessoas. No entanto, o fotógrafo de natureza Valter Binotto capturou o fenômeno em sua câmera e compartilhou a imagem em seu perfil do Instagram nesta quarta-feira, 5.

De acordo com Binotto, o anel com diâmetro de cerca de 360 ​​km e altura de 90 a 100 km é conhecido como Elve (abreviação em inglês para “Emissões de Luz e Perturbações de Frequência Muito Baixa devido a Fontes de Pulsos Eletromagnéticos”), um tipo de sprite que se forma acima de tempestades com raios muito poderosos. O fenômeno foi registrado às 21h43 no horário local.

Segundo informações da Revista Galileu, a Organização Metereológica Mundial define sprite como sendo uma “descarga elétrica em grande escala que ocorre na atmosfera a cerca de 50 a 90 km, acima de grandes sistemas de tempestades”.

Raio intenso

Como informou o portal Live Science, o anel vermelho, no entanto, não se encontrava acima da cidade de Possagno, tratando-se apenas de uma questão de perspectiva. Na verdade, o enorme círculo estava sobre o centro da Itália e parte do Mar Adriático, e o raio que o gerou estava localizado a uma distância de 285 km em linha reta de Polverigi, na província italiana de Ancona.

Binotto afirma que esta é a melhor foto já tirada deste fenômeno e que a temporada de Elves está apenas começando na Europa e na América do Norte. Ele espera capturar mais desses fenômenos sempre que houver condições favoráveis.