Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Fragmentos de asteroide misterioso são descobertos na Alemanha

Em um vídeo repercutido nas redes sociais, é possível observar o momento em que o asteroide entra na atmosfera terrestre

Redação Publicado em 10/02/2024, às 10h58 - Atualizado em 11/02/2024, às 11h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do meteorito resgatado do asteroide 2024 BX1 - Reprodução/Natural History Museum/DLR/Freie Universtaet Berlin
Imagem do meteorito resgatado do asteroide 2024 BX1 - Reprodução/Natural History Museum/DLR/Freie Universtaet Berlin

Na madrugada do último dia 21 de janeiro, pesquisadores descobriram fragmentos de um meteorito caídos próximo de Berlim. Esta é uma descoberta rara, envolvendo um asteroide identificado momentos antes de entrar na atmosfera terrestre.

Uma primeira análise dos fragmentos revelou que o meteorito pertence à classe dos aubritos, que tem sua origem desconhecida, no entanto, alguns cientistas sugerem que se trata de pedaços do planeta Mercúrio

O asteroide que virou meteorito foi inicialmente avistado por Krisztián Sárneczky, um astrônomo húngaro, três horas antes de entrar na atmosfera terrestre. Uma rede de câmeras monitorou o trajeto da rocha, conhecida como 2024 BX1, enquanto despencava em Ribbeck, uma vila próxima de Berlim.

Estimativas indicam que a rocha tinha menos de três metros de diâmetro, entretanto, ela gerou um brilhante clarão capturado por câmeras em diversas partes da Europa, como mostra o vídeo abaixo.

Caça ao tesouro

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, assim que soube da queda do meteorito, Peter Jenniskens, um astrônomo do Instituto SETI na Califórnia, comprou uma passagem de avião. “No sábado à tarde, fiquei sabendo. Na tarde de sábado, já estava em um avião para Berlim”, disse o especialista.

Durante sua viagem, Jenniskens calculou as possíveis áreas onde os fragmentos do meteorito poderiam ser encontrados. Assim, quando pousou cedo na manhã de segunda-feira, ele e quase duas dezenas de alunos e voluntários começaram a busca pelos fragmentos.

No dia 25 de janeiro, uma equipe polonesa de caçadores de meteoritos encontrou o primeiro fragmento do meteorito. “Eles puderam nos mostrar o que procurar”, explicou Jenniskens, que se surpreendeu com a cor dos meteoritos, que não era escura como esperada, mas clara, semelhante a rochas terrestres.

Com essa nova informação, em apenas duas horas, um membro da equipe de Jenniskens, um estudante da Freie Universität Berlin chamado Dominik Dieter, encontrou um meteorito repousando no chão. Horas depois, mais de 20 fragmentos foram localizados.

Imagem do primeiro fragmento recuperado pela equipe do astrônomo Peter Jenniskens - Créditos: Reprodução/Natural History Museum/DLR/Freie Universtaet Berlin

A origem dos aubritos, batizados em homenagem à cidade francesa de Aubres, onde foram inicialmente descobertos, continua um mistério, pois, sua composição não se assemelha a outras fontes conhecidas de meteoritos no sistema solar.

Algumas pesquisas sugeriram que podem ser fragmentos do planeta Mercúrio, mas nem todos os cientistas concordam com essa teoria.