Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Asteroide é descoberto próximo à Terra horas antes de explosão sobre Berlim

Os cientistas descobriram a pequena bola de fogo no domingo, 21, poucas horas antes de ela explodir no ar; confira o vídeo

Isabelly de Lima Publicado em 23/01/2024, às 10h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de asteroide próximo à Terra - Foto de urikyo33, via Pixabay
Imagem ilustrativa de asteroide próximo à Terra - Foto de urikyo33, via Pixabay

No início da manhã do último domingo, 21, um pequeno asteroide proporcionou um espetáculo impressionante ao colidir com a atmosfera da Terra, gerando uma bola de fogo brilhante visível a quilômetros de distância.

O evento, que normalmente ocorre algumas vezes por ano, tornou-se notável devido a uma circunstância rara: os cientistas detectaram o asteroide, chamado 2024 BXI, aproximadamente três horas antes do impacto, marcando apenas a oitava vez que uma rocha espacial foi identificada antes de atingir a Terra.

O astrônomo Krisztián Sárneczky, da Estação da Montanha Piszkéstető, parte do Observatório Konkoly na Hungria, foi o responsável pela descoberta do asteroide. Utilizando o telescópio Schmidt de 60 cm do observatório, Sárneczky identificou o objeto cósmico e, pouco após, a NASA emitiu uma previsão detalhada sobre a trajetória do meteoro.

Atenção: um pequeno asteroide se desintegrará como uma bola de fogo inofensiva a oeste de Berlim, perto de Nennhausen, em breve às 1h32 CET. Os supervisores verão se estiver limpo!", tuitou a NASA na noite de 20 de janeiro, segundo o Live Science.

No norte da Alemanha, uma câmera ao vivo na cidade de Leipzig, registrou imagens do meteoro excepcionalmente brilhante, proporcionando uma visão fugaz enquanto aparecia e desaparecia em questão de segundos. Com aproximadamente 1 metro de largura antes do impacto, o asteroide começou a se desintegrar a cerca de 50 quilômetros a oeste de Berlim, possivelmente liberando alguns meteoritos ao longo de seu percurso.

Observação extraordinária

O astrônomo Sárneczky, conhecido por descobrir centenas de asteroides nos últimos anos, destacou-se novamente ao detectar o 2024 BXI aproximadamente duas horas antes de sua entrada na atmosfera terrestre, um feito notável na astronomia.

Essa observação é extraordinariamente rara, pois a Agência Espacial Europeia revela que 99% dos asteroides próximos da Terra com menos de 30 metros de diâmetro ainda não foram identificados. A detecção de asteroides menores torna-se mais desafiadora, exigindo que eles estejam mais próximos da Terra para serem percebidos pelos cientistas.

Especialistas ressaltam que, em alguns casos, asteroides próximos da Terra podem se ocultar no brilho do Sol, como ocorreu com o meteoro que atingiu a cidade russa de Chelyabinsk em 2013, causando danos e ferindo mais de 1.600 pessoas.

Diante desses eventos, as agências espaciais governamentais buscam aprimorar tecnologias de rastreamento de asteroides. A NASA planeja lançar o satélite NEO Surveyor em 2027, enquanto a ESA desenvolve o NEOMIR, previsto para não antes de 2030.

A partir de 2025, o Observatório Vera C. Rubin, no Chile, financiado pela National Science Foundation, catalogará o sistema solar do solo, contribuindo significativamente para os esforços de identificação de asteroides.